ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RESSALTAR O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ENQUANTO MEDIADOR E FACILITADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E CONSEQUENTEMENTE INCLUSÃO SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MESMO DITOS ‘’NORMAIS’’. A PARTIR DE INQUIETAÇÕES RELACIONADAS À TEORIA E PRÁTICA ADQUIRIDAS NO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, NOS PROPUSEMOS À ELABORAÇÃO DO TRABALHO EM QUESTÃO. PARA DAR CONSISTÊNCIA AO ESTUDO NOS RESPALDAMOS NOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE O CURSO SUPRACITADO E EM AUTORES QUE CONSIDERAMOS RELEVANTES AO NOSSO OBJETO DE ESTUDO. NOSSA METODOLOGIA BASEOU-SE EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS REFERENTES À TEMÁTICA. E DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO BUSCAMOS COMPREENDER COMO SE DÁ O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A INSERÇÃO DA INCLUSÃO A MESMA E A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM MEIO A ESSE CONTEXTO, DESTACANDO ALGUMAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO PSICOPEDAGOGO A FIM DE FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESTACAMOS TAMBÉM SEU PAPEL DE ORIENTAR AS FAMÍLIAS, PROFESSORES, COMUNIDADE ESCOLAR E O PRÓPRIO SUJEITO ENVOLVIDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM