O ENSINO DA MATÉMATICA EM CONTEXTO INCLUSIVO: ELEMENTOS TRANSDISCIPLINARES EXPRESSOS EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2008 – 2019)
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72523 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "O ENSINO DA MATÉMATICA EM CONTEXTO INCLUSIVO: ELEMENTOS TRANSDISCIPLINARES EXPRESSOS EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2008 – 2019)" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE A REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO INCLUSIVO SOB UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS PERIÓDICOS A1 E A2 DISPONÍVEIS NO PORTAL CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) NO PERÍODO DE 2008 A 2019. TRATA-SE DE UM TRABALHO REALIZADO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR, DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR OS TRABALHOS QUE ABORDASSEM A TEMÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO INCLUSIVO, DESCREVENDO TAIS ESTUDOS, EVIDENCIANDO ELEMENTOS DE CARÁTER TRANSDISCIPLINAR E REFLETINDO SOBRE OS RESULTADOS PUBLICADOS NOS TRABALHOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS. EMBASADOS NOS APORTES METODOLÓGICOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, IDENTIFICAMOS 15 PRODUÇÕES QUE APONTAM AVANÇOS NAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA, AS QUAIS SE MOSTRAM INCIPIENTES FRENTE ÀS POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS DO CAMPO ESTUDADO, EMERGINDO A NECESSIDADE DO USO DE INTERVENÇÕES QUE REÚNAM PROPÓSITOS CLAROS, E QUE TENHAM INTUITO DE SUPERAR DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS, PROPORCIONANDO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE ESTIMULEM E SEJAM EFICAZES NA CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS MATEMÁTICOS, VISANDO À APRENDIZAGEM E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS EM CONTEXTOS TAMBÉM TRANSDISCIPLINARES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSDISCIPLINARIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID514_28052020182241.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO DE LIMA BEZERRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO SILVA" "autor_email" => "ho.15@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72523 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "O ENSINO DA MATÉMATICA EM CONTEXTO INCLUSIVO: ELEMENTOS TRANSDISCIPLINARES EXPRESSOS EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2008 – 2019)" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE A REFLETIR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO INCLUSIVO SOB UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR, A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS PERIÓDICOS A1 E A2 DISPONÍVEIS NO PORTAL CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) NO PERÍODO DE 2008 A 2019. TRATA-SE DE UM TRABALHO REALIZADO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR, DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). A PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR OS TRABALHOS QUE ABORDASSEM A TEMÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO INCLUSIVO, DESCREVENDO TAIS ESTUDOS, EVIDENCIANDO ELEMENTOS DE CARÁTER TRANSDISCIPLINAR E REFLETINDO SOBRE OS RESULTADOS PUBLICADOS NOS TRABALHOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS. EMBASADOS NOS APORTES METODOLÓGICOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, IDENTIFICAMOS 15 PRODUÇÕES QUE APONTAM AVANÇOS NAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA, AS QUAIS SE MOSTRAM INCIPIENTES FRENTE ÀS POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS DO CAMPO ESTUDADO, EMERGINDO A NECESSIDADE DO USO DE INTERVENÇÕES QUE REÚNAM PROPÓSITOS CLAROS, E QUE TENHAM INTUITO DE SUPERAR DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS, PROPORCIONANDO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE ESTIMULEM E SEJAM EFICAZES NA CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS MATEMÁTICOS, VISANDO À APRENDIZAGEM E AMPLIAÇÃO DE CONCEITOS EM CONTEXTOS TAMBÉM TRANSDISCIPLINARES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSDISCIPLINARIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID514_28052020182241.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO DE LIMA BEZERRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO SILVA" "autor_email" => "ho.15@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }