A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72326 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 1205 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O PRESENTE TEXTO, FRUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, AINDA EM ANDAMENTO, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A INVESTIGAÇÃO EMPREENDIDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DADA PELOS LEGISLADORES PÚBLICOS AO TEMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, VISTO SUA ATUAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. ENTENDENDO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AINDA APRESENTAM IMPORTANTES LACUNAS E OMISSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NOSSA INVESTIGAÇÃO PARTE DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE TIPO EXPLORATÓRIA PARA ANALISAR O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO SENDO O PRINCIPAL PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DE CONCESSÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL, QUE NÃO FORTALECE, DENTRO DE SUAS DIRETRIZES, A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. UTILIZANDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE BAYER (2006) E FONSECA (2005), ENTENDEMOS QUE OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÃO OS ENTRAVES ENCONTRADOS AO LONGO DO PROCESSO EDUCACIONAL, NO QUAL SE DESTACA A FALTA DE ADAPTAÇÃO DAS ESCOLAS REGULARES E A FALTA DE PREPARO ESPECIALIZADO DOS PROFESSORES PARA RECEBEREM ADEQUADAMENTE OS ALUNOS COM NECESSIDADE ESPECIAIS. NESTE SENTIDO, COMPREENDE-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO VEM DESENVOLVENDO AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PRESENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BNCC, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD4_SA9_ID1205_13112020235232.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "andrade.viniciusc@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72326 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 1205 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O PRESENTE TEXTO, FRUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, AINDA EM ANDAMENTO, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A INVESTIGAÇÃO EMPREENDIDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DADA PELOS LEGISLADORES PÚBLICOS AO TEMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, VISTO SUA ATUAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. ENTENDENDO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AINDA APRESENTAM IMPORTANTES LACUNAS E OMISSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NOSSA INVESTIGAÇÃO PARTE DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE TIPO EXPLORATÓRIA PARA ANALISAR O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO SENDO O PRINCIPAL PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DE CONCESSÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL, QUE NÃO FORTALECE, DENTRO DE SUAS DIRETRIZES, A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. UTILIZANDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE BAYER (2006) E FONSECA (2005), ENTENDEMOS QUE OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÃO OS ENTRAVES ENCONTRADOS AO LONGO DO PROCESSO EDUCACIONAL, NO QUAL SE DESTACA A FALTA DE ADAPTAÇÃO DAS ESCOLAS REGULARES E A FALTA DE PREPARO ESPECIALIZADO DOS PROFESSORES PARA RECEBEREM ADEQUADAMENTE OS ALUNOS COM NECESSIDADE ESPECIAIS. NESTE SENTIDO, COMPREENDE-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO VEM DESENVOLVENDO AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PRESENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BNCC, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD4_SA9_ID1205_13112020235232.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CARVALHO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "andrade.viniciusc@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }