O PRESENTE TEXTO, FRUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, AINDA EM ANDAMENTO, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A INVESTIGAÇÃO EMPREENDIDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DADA PELOS LEGISLADORES PÚBLICOS AO TEMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, VISTO SUA ATUAL IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. ENTENDENDO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AINDA APRESENTAM IMPORTANTES LACUNAS E OMISSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NOSSA INVESTIGAÇÃO PARTE DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE TIPO EXPLORATÓRIA PARA ANALISAR O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO SENDO O PRINCIPAL PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DE CONCESSÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL, QUE NÃO FORTALECE, DENTRO DE SUAS DIRETRIZES, A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. UTILIZANDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE BAYER (2006) E FONSECA (2005), ENTENDEMOS QUE OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÃO OS ENTRAVES ENCONTRADOS AO LONGO DO PROCESSO EDUCACIONAL, NO QUAL SE DESTACA A FALTA DE ADAPTAÇÃO DAS ESCOLAS REGULARES E A FALTA DE PREPARO ESPECIALIZADO DOS PROFESSORES PARA RECEBEREM ADEQUADAMENTE OS ALUNOS COM NECESSIDADE ESPECIAIS. NESTE SENTIDO, COMPREENDE-SE QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO VEM DESENVOLVENDO AS ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PRESENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.