BUSCAR POR UM SISTEMA EDUCACIONAL E UMA SOCIEDADE MAIS INCLUSIVA, É UMA LUTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA E DEVE SER UMA PAUTA LATENTE PARA QUE MUDANÇAS POSSAM OCORRER. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR, DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA, O QUE É A MICROCEFALIA, PONTUANDO SUA RELAÇÃO COM O ZIKA VÍRUS. ABORDARÁ TAMBÉM LEIS QUE SE RELACIONAM COM O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SALIENTAR OS AVANÇOS E DESAFIOS NESTE PROCESSO DE INCLUSÃO. DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESTA PESQUISA TEM A MICROCEFALIA COMO ENFOQUE, TEMA QUE APRESENTOU UMA MAIOR NOTORIEDADE EM ÂMBITO NACIONAL APÓS A EPIDEMIA DO ZIKA VÍRUS EM 2015. A FIM DE PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA AS CRIANÇAS COM MICROCEFALIA, DESENVOLVEM-SE ATIVIDADES E FERRAMENTAS COM ESTE FIM. ALGUMAS DELAS SÃO: A ESTIMULAÇÃO PRECOCE, O ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO, A TECNOLOGIA ASSISTIVA, BEM COMO, O USO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. ALIADO A ISSO, VALE DESTACAR A RELEVÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA E DO TRABALHO CONJUNTO COM A ESCOLA, TENDO O AFETO COMO CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DESSAS CRIANÇAS.