Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS

Palavra-chaves: AUTISMO, AVALIAÇÃO, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, Resumo Expandido AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), CONHECIDO COMO AUTISMO, É UM TRANSTORNO NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, QUE CAUSA COMPROMETIMENTO NAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, SOCIAL E COMPORTAMENTO ESPECIFICO COM INTERESSES RESTRITIVOS, ALTERAÇÕES SENSORIAIS, COMO HIPER OU HIPO SENSIBILIDADE E MOVIMENTOS REPETITIVOS. ESTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DESSE PÚBLICO E AÇÕES QUE PROPORCIONEM A INCLUSÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA. ESTABELECEU-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA: “COMO OS PROFESSORES PODEM TORNAR A APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS AUTISTAS?”. TRAÇOU-SE COMO OBJETIVOS PESQUISAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA E COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. A METODOLOGIA USADA É A PESQUISA BIBLIOGÁFICA, APOIANDO-SE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE, EM ARTIGOS CIENTIFICOS E PUBLICAÇÕES RECENTES SOBRE O AUTISMO, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A AVALIAÇÃO É UMA ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE PERMITE AO PROFESSOR AVALIAR OS ALUNOS E A SI MESMO, POSSIBILITANDO QUE A METODOLOGIA SEJA REVISTA E REPENSADA. ESTE DEVE CONHECER AS POTENCIALIDADES, DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE SEUS ALUNOS, PARA DEPOIS REALIZAR O TRABALHO EDUCACIONAL. PORTANTO, PODE-SE ENTENDER QUE UMA AVALIAÇÃO JUSTA DEPENDE DA INCLUSÃO EM SALA, E DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE O PROFESSOR IRÁ ADEQUAR A SUA TURMA. É PAPEL DA ESCOLA OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES AS METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES E FORMAS DE APRENDER, ASSIM COMO UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA ADEQUADA AOS OBJETIVOS DE APRENDIZADO DESSE ALUNO. ESSE É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA SOCIEDADE JUSTA E INCLUSIVA.

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