APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72384 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS" "resumo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), CONHECIDO COMO AUTISMO, É UM TRANSTORNO NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, QUE CAUSA COMPROMETIMENTO NAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, SOCIAL E COMPORTAMENTO ESPECIFICO COM INTERESSES RESTRITIVOS, ALTERAÇÕES SENSORIAIS, COMO HIPER OU HIPO SENSIBILIDADE E MOVIMENTOS REPETITIVOS. ESTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DESSE PÚBLICO E AÇÕES QUE PROPORCIONEM A INCLUSÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA. ESTABELECEU-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA: “COMO OS PROFESSORES PODEM TORNAR A APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS AUTISTAS?”. TRAÇOU-SE COMO OBJETIVOS PESQUISAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA E COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. A METODOLOGIA USADA É A PESQUISA BIBLIOGÁFICA, APOIANDO-SE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE, EM ARTIGOS CIENTIFICOS E PUBLICAÇÕES RECENTES SOBRE O AUTISMO, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A AVALIAÇÃO É UMA ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE PERMITE AO PROFESSOR AVALIAR OS ALUNOS E A SI MESMO, POSSIBILITANDO QUE A METODOLOGIA SEJA REVISTA E REPENSADA. ESTE DEVE CONHECER AS POTENCIALIDADES, DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE SEUS ALUNOS, PARA DEPOIS REALIZAR O TRABALHO EDUCACIONAL. PORTANTO, PODE-SE ENTENDER QUE UMA AVALIAÇÃO JUSTA DEPENDE DA INCLUSÃO EM SALA, E DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE O PROFESSOR IRÁ ADEQUAR A SUA TURMA. É PAPEL DA ESCOLA OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES AS METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES E FORMAS DE APRENDER, ASSIM COMO UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA ADEQUADA AOS OBJETIVOS DE APRENDIZADO DESSE ALUNO. ESSE É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA SOCIEDADE JUSTA E INCLUSIVA." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "AUTISMO, AVALIAÇÃO, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD4_SA6_ID917_29102020202914.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA OLIVEIRA TRUYTS" "autor_nome_curto" => "LARISSA TRUYTS" "autor_email" => "larissa.truyts@inesp.edu." "autor_ies" => "FACULDADE INESP - INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (INESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72384 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 354 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALUNOS AUTISTAS" "resumo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), CONHECIDO COMO AUTISMO, É UM TRANSTORNO NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, QUE CAUSA COMPROMETIMENTO NAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, SOCIAL E COMPORTAMENTO ESPECIFICO COM INTERESSES RESTRITIVOS, ALTERAÇÕES SENSORIAIS, COMO HIPER OU HIPO SENSIBILIDADE E MOVIMENTOS REPETITIVOS. ESTE TRABALHO PROPÕE DISCUTIR O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DESSE PÚBLICO E AÇÕES QUE PROPORCIONEM A INCLUSÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA. ESTABELECEU-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA: “COMO OS PROFESSORES PODEM TORNAR A APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AVALIAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS AUTISTAS?”. TRAÇOU-SE COMO OBJETIVOS PESQUISAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITAM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA E COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. A METODOLOGIA USADA É A PESQUISA BIBLIOGÁFICA, APOIANDO-SE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE, EM ARTIGOS CIENTIFICOS E PUBLICAÇÕES RECENTES SOBRE O AUTISMO, INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A AVALIAÇÃO É UMA ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE PERMITE AO PROFESSOR AVALIAR OS ALUNOS E A SI MESMO, POSSIBILITANDO QUE A METODOLOGIA SEJA REVISTA E REPENSADA. ESTE DEVE CONHECER AS POTENCIALIDADES, DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE SEUS ALUNOS, PARA DEPOIS REALIZAR O TRABALHO EDUCACIONAL. PORTANTO, PODE-SE ENTENDER QUE UMA AVALIAÇÃO JUSTA DEPENDE DA INCLUSÃO EM SALA, E DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE O PROFESSOR IRÁ ADEQUAR A SUA TURMA. É PAPEL DA ESCOLA OPORTUNIZAR AOS ESTUDANTES AS METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES E FORMAS DE APRENDER, ASSIM COMO UMA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA ADEQUADA AOS OBJETIVOS DE APRENDIZADO DESSE ALUNO. ESSE É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA SOCIEDADE JUSTA E INCLUSIVA." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "AUTISMO, AVALIAÇÃO, INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD4_SA6_ID917_29102020202914.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA OLIVEIRA TRUYTS" "autor_nome_curto" => "LARISSA TRUYTS" "autor_email" => "larissa.truyts@inesp.edu." "autor_ies" => "FACULDADE INESP - INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (INESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }