ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETO DE AN?LISE OS PROJETOS DE EXTENS?O DO IFPE - CAMPUS RECIFE, SENDO ELES: CONECTAR PARA LER O MUNDO: A BIBLIOTECA COMUNIT?RIA MANGUEIRA DA TORRE; CAPIT?ES SOLID?RIOS: VOLUNTARIADO E CIDADANIA NO IFPE - CAMPUS RECIFE E, CLUBE DO LIVRO: DI?LOGOS LITER?RIOS INTERCAMPI E COMO ESSES PROJETOS CONSTROEM E PROMOVEM O CUIDADO DE SI, A PSICOLOGIA POSITIVA E SEUS PILARES, ENTRE OS ESTUDANTES. COMO FUNDAMENTA??O TE?RICA UTILIZAMOS PARA COMPREENDER A PSICOLOGIA POSITIVA E A RESILI?NCIA MARTIN SELIGMAN (2000; 2002; 2004) E CYRULNIK (2003), E SOBRE CONHECIMENTO MORAL E EDUCA??O KOHLBERG (2005) E FOUCAULT (1999; 2010). COM O OBJETIVO DE PERCEBER SE ESSES MESMOS PROJETOS SE PROP?EM A PROMOVER QUALIDADE DE VIDA, BEM-ESTAR E SE CONTRIBUI PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES EXISTENTES ENTRE OS ESTUDANTES. ASSIM, FOI POSS?VEL INVESTIGAR A PROMO??O DO CUIDADO DE SI E DO FLORESCIMENTO PESSOAL DOS DISCENTES ENVOLVIDOS EM PROJETOS DE EXTENS?O.