ESTE ARTIGO FOI ESTRUTURADO A PARTIR DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E TEM COMO OBJETIVO CONHECER AS DIVERSAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, IDENTIFICANDO AS POSSÍVEIS METODOLOGIAS DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO, ANALISANDO A POSSIBILIDADE DO USO CONCRETO DE UMA REDE SOCIAL COM O CONTEXTO EDUCATIVO, ESPECIALMENTE O USO DO FACEBOOK NA SALA DE AULA. A PERGUNTA CONDUTORA DESTA PESQUISA FOI: COMO SE DÁ O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA? A PRESENTE PESQUISA E OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PROFESSORES E ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALAGOINHA-PB DO 8º E 9º ANO E FUNDAMENTADOS NAS TEORIAS DE GIL (1999); BARTONI (2012); BEZERRA (2012); MATTAR (2013); RIBEIRO (2013); COSTA (2015); LOPES (2015). COM ESTA PESQUISA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE AS REDES SOCIAIS PODEM NOS AUXILIAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ASSIM COMO O FACEBOOK. MAS, PARA QUE AS PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ENSINO SEJAM APRIMORADAS, É NECESSÁRIO INVESTIR EM UMA FORMAÇÃO PERMANENTE ALIADA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS. EM SUMA, NOSSA PRETENSÃO É DE MOSTRAR QUE AS REDES SOCIAIS PODEM SER USADAS PARA ENRIQUECER E TRANSFORMAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, A FIM DE CONTRIBUIR PARA QUE O ALUNO DEIXE DE SER UM MERO RECEPTOR DE CONTEÚDOS, PASSIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E SE ENVOLVA, CADA VEZ MAIS, EM UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA PARA A CONTEMPORANEIDADE.