O BRINCAR E A BRINCADEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGOA SECA/PB
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72515 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "O BRINCAR E A BRINCADEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGOA SECA/PB" "resumo" => "O DOCUMENTO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AFIRMA QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA SEJAM BASEADAS NOS EIXOS AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA, POIS NO BRINCAR AS CRIANÇAS CONSTITUEM AÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS FORMAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE INTERPRETAR O MUNDO. ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB, CUJO OBJETO É O BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE LAGOA SECA/PB. POR OBJETIVO GERAL BUSCA COMPREENDER OS DESDOBRAMENTOS DO BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE DUAS CRECHES DE LAGOA SECA/PB, A RESPEITO DE COMO MOBILIZAM AS CRIANÇAS PARA O BRINCAR. ESTA PESQUISA É QUALITATIVA CUJOS PROCEDIMENTOS PARA PRODUÇÃO DOS DADOS É A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA. OBSERVAMOS CINCO GRUPOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENTREVISTAMOS SEIS PROFESSORAS PARA COMPREENDERMOS AS PRÁTICAS DELAS COM O BRINCAR NOS GRUPOS QUE ATUAM. POR INSTRUMENTOS UTILIZAMOS O DIÁRIO DE CAMPO, FOTOGRAFIAS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO. A PESQUISA APONTA QUE AS PROFESSORAS PESQUISADAS CONCEBEM O BRINCAR COMO ATIVIDADE, SIMULTANEAMENTE, NATURAL E SOCIAL. PARA ELAS, É A PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA DOS HUMANOS PARA BRINCAR QUE POSSIBILITA AS CRIANÇAS REPRODUZIREM O MEIO NAS BRINCADEIRAS. A PESQUISA APONTA AINDA, OS MODOS DE MOBILIZAÇÃO DO BRINCAR DAS PROFESSORAS ATRELADOS AO ENSINO DE CONTEÚDOS, AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS, BEM COMO PARA O TRABALHO COM AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. PARA COMPOR ESSE ESTUDO EMBASAMO-NOS EM BROUGÈRE (2010); CORSARO (2011); FERNANDES, (1971); VIGOTSKY (1991) ENTRE OUTROS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "BRINCAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID282_28052020162916.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE ANACLETO PEREIRA DOS REIS " "autor_nome_curto" => "JANICE ANACLETO " "autor_email" => "janiceanacletols@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72515 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 56 "inscrito_id" => 282 "titulo" => "O BRINCAR E A BRINCADEIRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGOA SECA/PB" "resumo" => "O DOCUMENTO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AFIRMA QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA SEJAM BASEADAS NOS EIXOS AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA, POIS NO BRINCAR AS CRIANÇAS CONSTITUEM AÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS FORMAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE INTERPRETAR O MUNDO. ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB, CUJO OBJETO É O BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE LAGOA SECA/PB. POR OBJETIVO GERAL BUSCA COMPREENDER OS DESDOBRAMENTOS DO BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE DUAS CRECHES DE LAGOA SECA/PB, A RESPEITO DE COMO MOBILIZAM AS CRIANÇAS PARA O BRINCAR. ESTA PESQUISA É QUALITATIVA CUJOS PROCEDIMENTOS PARA PRODUÇÃO DOS DADOS É A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA. OBSERVAMOS CINCO GRUPOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENTREVISTAMOS SEIS PROFESSORAS PARA COMPREENDERMOS AS PRÁTICAS DELAS COM O BRINCAR NOS GRUPOS QUE ATUAM. POR INSTRUMENTOS UTILIZAMOS O DIÁRIO DE CAMPO, FOTOGRAFIAS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO. A PESQUISA APONTA QUE AS PROFESSORAS PESQUISADAS CONCEBEM O BRINCAR COMO ATIVIDADE, SIMULTANEAMENTE, NATURAL E SOCIAL. PARA ELAS, É A PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA DOS HUMANOS PARA BRINCAR QUE POSSIBILITA AS CRIANÇAS REPRODUZIREM O MEIO NAS BRINCADEIRAS. A PESQUISA APONTA AINDA, OS MODOS DE MOBILIZAÇÃO DO BRINCAR DAS PROFESSORAS ATRELADOS AO ENSINO DE CONTEÚDOS, AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS, BEM COMO PARA O TRABALHO COM AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. PARA COMPOR ESSE ESTUDO EMBASAMO-NOS EM BROUGÈRE (2010); CORSARO (2011); FERNANDES, (1971); VIGOTSKY (1991) ENTRE OUTROS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "BRINCAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID282_28052020162916.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANICE ANACLETO PEREIRA DOS REIS " "autor_nome_curto" => "JANICE ANACLETO " "autor_email" => "janiceanacletols@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }