O DOCUMENTO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AFIRMA QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA SEJAM BASEADAS NOS EIXOS AS INTERAÇÕES E A BRINCADEIRA, POIS NO BRINCAR AS CRIANÇAS CONSTITUEM AÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS FORMAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS DE INTERPRETAR O MUNDO. ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB, CUJO OBJETO É O BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE LAGOA SECA/PB. POR OBJETIVO GERAL BUSCA COMPREENDER OS DESDOBRAMENTOS DO BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE DUAS CRECHES DE LAGOA SECA/PB, A RESPEITO DE COMO MOBILIZAM AS CRIANÇAS PARA O BRINCAR. ESTA PESQUISA É QUALITATIVA CUJOS PROCEDIMENTOS PARA PRODUÇÃO DOS DADOS É A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA. OBSERVAMOS CINCO GRUPOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENTREVISTAMOS SEIS PROFESSORAS PARA COMPREENDERMOS AS PRÁTICAS DELAS COM O BRINCAR NOS GRUPOS QUE ATUAM. POR INSTRUMENTOS UTILIZAMOS O DIÁRIO DE CAMPO, FOTOGRAFIAS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES EM ÁUDIO. A PESQUISA APONTA QUE AS PROFESSORAS PESQUISADAS CONCEBEM O BRINCAR COMO ATIVIDADE, SIMULTANEAMENTE, NATURAL E SOCIAL. PARA ELAS, É A PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA DOS HUMANOS PARA BRINCAR QUE POSSIBILITA AS CRIANÇAS REPRODUZIREM O MEIO NAS BRINCADEIRAS. A PESQUISA APONTA AINDA, OS MODOS DE MOBILIZAÇÃO DO BRINCAR DAS PROFESSORAS ATRELADOS AO ENSINO DE CONTEÚDOS, AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS, BEM COMO PARA O TRABALHO COM AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS. PARA COMPOR ESSE ESTUDO EMBASAMO-NOS EM BROUGÈRE (2010); CORSARO (2011); FERNANDES, (1971); VIGOTSKY (1991) ENTRE OUTROS.