O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA EM ANDAMENTO, E DE EXPERIÊNCIA “IN LOCUS” PROCURA PROBLEMATIZAR AS BONECAS, QUE HISTORICAMENTE FAZEM PARTE DAS BRINCADEIRAS INFANTIS, E REPRESENTAM OS IDEAIS DE INCLUSÃO DA INFÂNCIA E DA SOCIEDADE. PARA A REALIZAÇÃO DA REVISÃO TEÓRICA, INSPIROU-SE EM AUTORES COMO: (ARIÈS, 2006), (OLIVEIRA, 2012), (LIBÂNEO, 2013), ENTRE OUTROS E NAS PROPOSTAS INCLUSIVAS, TRATANDO AS BONECAS COMO ARTEFATOS QUE É PARTE INTEGRANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. FAZ-SE INICIALMENTE UMA BREVE APROXIMAÇÃO ENTRE A INFÂNCIA E A BRINCADEIRA, VERSANDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE NORMALIDADE E OS MODOS DE SER DE DIFERENTES ALUNOS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DAS BONECAS. NESTE TRABALHO É DESTACADO O PLANO DE ESTUDO INDIVIDUALIZADO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS CONSIDERAÇÕES DESTES ESTUDOS APONTAM QUE A POSSIBILIDADE DE BRINCAR COM BONECAS QUE REPRESENTAM A DIVERSIDADE, FAVORECE ATITUDES MAIS INCLUSIVAS E A ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS.