ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PRESENÇA DOS DIFERENTES TIPOS DE IDENTIDADES NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE (DE E PARA SURDOS). CONFORME OS EMBASAMENTOS TEÓRICOS, UTILIZAMOS CONCEPÇÕES DE BRASIL (2014); FERREIRA (2010); KIPPER E OLIVEIRA (2014); MOURÃO (2016); PERLIN (1998); PERLIN E STROBEL (2014); SKLIAR (2016). À VISTA DISSO, NOSSA PESQUISA SE BASEOU NUMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO COMO SUPORTE À APLICAÇÃO DE UMA OBSERVAÇÃO EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE ACERCA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS PARA QUE POSSAMOS CONSTATAR ALGUNS RESULTADOS REFERENTE À TEMÁTICA SUPRACITADA. LOGO, COM RELAÇÃO AOS RESULTADOS E DISCUSSÕES, OS OBJETIVOS PRETENDIDOS FORAM ALCANÇADOS, UMA VEZ QUE COMPREENDEMOS MELHOR A RESPEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE IDENTIDADES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE (DE E PARA SURDOS), ASSIM COMO ÀS MARCAS IDENTITÁRIAS DA RESPECTIVA CULTURA SURDA E TAMBÉM QUANTO À MAGNITUDE DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE NO ÂMBITO ESCOLAR. PORTANTO, CONCLUÍMOS QUE É NOTÓRIO A MAGNITUDE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO QUE TANGE À MUDANÇA DE PERCEPÇÃO EM RESPEITO ÀS COMUNIDADES LINGUÍSTICAS, EM ESPECIAL, A COMUNIDADE SURDA, POIS A LUTA AINDA É PERSISTENTE EM VIRTUDE DE GANHAREM MAIS ESPAÇO NA SOCIEDADE. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DESSE ESTUDO PARA QUE OS INDIVÍDUOS DE MODO GERAL POSSAM RECONHECER E RESPEITAR OS ASPECTOS CULTURAIS, LINGUÍSTICOS DA IDENTIDADE SURDA E AS DIFERENÇAS DO RESPECTIVO PÚBLICO ALVO, POIS ASSIM TODA A COMUNIDADE SURDA, GANHARÃO MAIS VISIBILIDADE.