A ATUAÇÃO DOS SETORES DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) É FUNDAMENTAL À GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE), NO ENTANTO, NEM SEMPRE É POSSÍVEL CONHECER O TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESTES SETORES DEVIDO À AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES ESTRATÉGICOS, COMO OS SITES INSTITUCIONAIS. ESSA SITUAÇÃO PODE COMPROMETER A ACESSIBILIDADE ÀS INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS E INFLUENCIAR A ESCOLHA POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A ACESSIBILIDADE ÀS INFORMAÇÕES REFERENTES AOS SETORES DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES COM NEE NOS SITES DAS IFES DO NORDESTE. PARA TANTO, FOI ADOTADA A PESQUISA DOCUMENTAL, QUE LEVANTOU DADOS DE 29 SITES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS E INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ANALISANDO-OS A PARTIR DA ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE CLUSTERS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, MESMO NÃO HAVENDO UM PADRÃO DE INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NOS SITES PESQUISADOS, É POSSÍVEL DEFINIR AS INSTITUIÇÕES COM MAIOR E AS COM MENOR ACESSIBILIDADE ÀS INFORMAÇÕES SOBRE ESTES SETORES, ALÉM DE REFORÇAREM QUE A ACESSIBILIDADE NOS SITES INSTITUCIONAIS É UMA ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS À INCLUSÃO, ESPECIALMENTE AS BARREIRAS TECNOLÓGICAS, ATITUDINAIS E COMUNICACIONAIS.