SOUZA, Daniel Da Silva et al.. A importância da inclusão na educação infantil. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72339>. Acesso em: 23/12/2024 17:52
A EDUCAÇÃO INFANTIL É A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O INTUITO DE PROPOSIONAR O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO ALUNO. É A SEGUNDA VIA DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, E É NESSE ÂMBITO ONDE SEUS ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS, AFETIVOS E PSICOLÓGICOS SÃO ESTIMULADOS PARA QUE POSSAM SE DESENVOLVER, BEM COMO COMPREENDER O QUE É CONVÍVIO SOCIAL, ASSIM COMO RESPEITAR O PRÓXIMO E SUAS SINGULARIDADES. ESTE ARTIGO TEM OBJETIVO ANALISAR A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA QUE A INCLUSÃO ACONTEÇA E APONTAR OS BENEFÍCIOS PRODUZIDOS PELA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. POSSUI COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS ALGUNS ESTUDIOSOS COMO LIBÂNEO (2008), MANTOAN (2017), KULLOK (2002), CAVACO (2014) E OUTROS QUE POSSUEM UM VASTO MATERIAL COM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL E SOCIAL, NORTEANDO UMA VISÃO MAIS AMPLA DO OBJETO DE ESTUDO. OS TEÓRICOS OBSERVADOS SÃO UNÂNIMES NA SUA AFIRMAÇÃO DE QUE A INCLUSÃO ELA É ESSENCIAL E QUANTO MAIS CEDO ELA OCORRER, MAIS BENEFÍCIOS IRÃO TRAZER AS CRIANÇAS E A SOCIEDADE NO GERAL. OS ERROS HISTÓRICOS NÃO PODEM SER REPETIDOS SE O DESEJO É DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. OS TEÓRICOS DEIXAM CLARO QUE NÃO PODEMOS CONTINUAR ATUANDO DE FORMA CRIMINOSA AO SEGREGARMOS E OCULTARMOS CRIANÇAS AUTISTAS PARA NÃO FERIREM O PADRÃO DE NORMALIDADE VIGENTE, IMPEDINDO-AS DE TEREM A OPORTUNIDADE DE SE DESENVOLVEREM E SE RELACIONAREM EM SOCIEDADE, SUFOCANDO PAIS E FAMILIARES.