ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DO PROJETO “A LEITURA NOS ESPAÇOS SOCIOEDUCACIONAIS: PRÁTICAS DE LEITURA PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL” QUE CONSISTE NA ORGANIZAÇÃO E COMPILAÇÃO DE TRÊS SUBTEMAS DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO SOCIOASSISTENCIAL, ATRAVÉS DAS VISITAS DOMICILIARES DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ (PCF) QUE ATENDE A PRIMEIRA INFÂNCIA NO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) E NAS ORIENTAÇÕES SOCIAIS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV) QUE ATENDE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, AMBOS OS PROGRAMAS SÃO REFERENCIADOS PELO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNÍCIPIO DE QUEIMADAS, NA PARAÍBA, APESAR DE ESTAREM REFERENCIADOS PELO MESMO EQUIPAMENTO SOCIAL, O PCF E O SCFV ATENDEM PÚBLICOS DE DISTINTAS FAIXAS ETÁRIAS, POR ISSO SÃO PAUTADAS PRÁTICAS PENSANDO NAS SINGULARIDADES DOS PÚBLICOS ALVOS DE CADA SERVIÇO, O MATERIAL INICIAL DAS ATIVIDADES FORAM OS LIVROS DOADOS PELA EDITORA PAULUS. ESTE ESTUDO POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, BUSCANDO PONTUAR AS EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LEITURA. A ANÁLISE DOS DADOS ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, PORTANTO OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS SÃO PRÉVIOS. A LEITURA COMO INSTRUMENTO SOCIAL, SENDO ESTIMULADA DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA, PROPORCIONA ÀS FAMÍLIAS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL O ACESSO AOS SEUS DIREITOS E À SUA EMANCIPAÇÃO SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVE: LEITURA, SOCIOASSISTENCIAL, PCF, SCFV, QUEIMADAS.