A LEI 10.639/03 E O RESSIGNIFICAR DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DOS LIVROS: JONGO, CAPOEIRA E MARACATU
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72354 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "A LEI 10.639/03 E O RESSIGNIFICAR DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DOS LIVROS: JONGO, CAPOEIRA E MARACATU" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE LEITURA MEDIANTE O QUE PRECONIZA A LEI 10.639/03 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE/PB, NA TURMA DO 7º ANO. INICIAMOS COM DISCUSSÕES ACERCA DA NOSSA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PELA CRIAÇÃO DE UM QUADRO ÉTNICO- RACIAL DA TURMA, VISTO QUE NUNCA É DEMAIS PROBLEMATIZAR NOÇÕES DE DIVERSIDADE, CULTURA E RESISTÊNCIA, PARA QUE TODOS, E ESPECIALMENTE, AQUELES QUE SE AUTOINDENTIFICAM COMO NEGROS ALCANCEM O PRINCIPAL OBJETIVO DESSA PROPOSTA QUE É O LETRAMENTO LITERÁRIO E A RESSIGNIFICAÇÃO COMO CIDADÃOS NEGROS E NÃO NEGROS DE RESPEITAR E VALORIZAR A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ALÉM DISSO, APRESENTAMOS OUTRAS QUESTÕES QUE SUSCITAM A IMPORTÂNCIA DE LIDAR COM O TEXTO LITERÁRIO AFRO-BRASILEIRO PARA A PRÁTICA DE FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA. COM ESSE INTENTO, REALIZAMOS OFICINAS, EM CUJO INÍCIO SE VISIBILIZA O NEGRO NO CURRÍCULO ESCOLAR, MEDIANTE O QUE PRECONIZA A LEI 10.639/03 E QUE CULMINARAM COM A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, BASEADOS NOS LIVROS JONGO, CAPOEIRA E MARACATU DE SONIA ROSA CUJA TESSITURA É INOVADORA, MEDIANTE A RESSIGNIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE ASPECTOS DA CULTURA E HISTÓRIA E DOS ANTEPASSADOS AFRICANOS E DO SER NEGRO (A) EM NOSSO PAÍS, JÁ QUE UM DOS ENFOQUES DO NOSSO PROJETO É A DESCONSTRUÇÃO DO EUROCENTRISMO E O RESSIGNIFICAR DA IDENTIDADE NEGRA PELA LITERATURA NA ESCOLA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, IDENTIDADE NEGRA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, CULTURA NEGRA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA8_ID475_13112020232212.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALVA ROSENO DOS SANTOS SILVA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ELINALVA ROSENO" "autor_email" => "elyroseno@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72354 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "A LEI 10.639/03 E O RESSIGNIFICAR DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DOS LIVROS: JONGO, CAPOEIRA E MARACATU" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE LEITURA MEDIANTE O QUE PRECONIZA A LEI 10.639/03 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALAGOA GRANDE/PB, NA TURMA DO 7º ANO. INICIAMOS COM DISCUSSÕES ACERCA DA NOSSA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PELA CRIAÇÃO DE UM QUADRO ÉTNICO- RACIAL DA TURMA, VISTO QUE NUNCA É DEMAIS PROBLEMATIZAR NOÇÕES DE DIVERSIDADE, CULTURA E RESISTÊNCIA, PARA QUE TODOS, E ESPECIALMENTE, AQUELES QUE SE AUTOINDENTIFICAM COMO NEGROS ALCANCEM O PRINCIPAL OBJETIVO DESSA PROPOSTA QUE É O LETRAMENTO LITERÁRIO E A RESSIGNIFICAÇÃO COMO CIDADÃOS NEGROS E NÃO NEGROS DE RESPEITAR E VALORIZAR A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ALÉM DISSO, APRESENTAMOS OUTRAS QUESTÕES QUE SUSCITAM A IMPORTÂNCIA DE LIDAR COM O TEXTO LITERÁRIO AFRO-BRASILEIRO PARA A PRÁTICA DE FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA. COM ESSE INTENTO, REALIZAMOS OFICINAS, EM CUJO INÍCIO SE VISIBILIZA O NEGRO NO CURRÍCULO ESCOLAR, MEDIANTE O QUE PRECONIZA A LEI 10.639/03 E QUE CULMINARAM COM A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, BASEADOS NOS LIVROS JONGO, CAPOEIRA E MARACATU DE SONIA ROSA CUJA TESSITURA É INOVADORA, MEDIANTE A RESSIGNIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE ASPECTOS DA CULTURA E HISTÓRIA E DOS ANTEPASSADOS AFRICANOS E DO SER NEGRO (A) EM NOSSO PAÍS, JÁ QUE UM DOS ENFOQUES DO NOSSO PROJETO É A DESCONSTRUÇÃO DO EUROCENTRISMO E O RESSIGNIFICAR DA IDENTIDADE NEGRA PELA LITERATURA NA ESCOLA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, IDENTIDADE NEGRA, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, CULTURA NEGRA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA8_ID475_13112020232212.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINALVA ROSENO DOS SANTOS SILVA DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ELINALVA ROSENO" "autor_email" => "elyroseno@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }