O ARTIGO TRATA DO DIREITO A EDUCA??O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA E DA INCLUS?O DESSES SUJEITOS NO SISTEMA
P?BLICO DE ENSINO BRASILEIRO. O OBJETIVO ? ANALISAR QUAIS A??ES S?O APLICADAS PELA ESCOLA PARA A INCLUS?O
DESSES SUJEITOS NOS ESTABELECIMENTOS P?BLICOS DE ENSINO E COMO ESSE PROJETO DE INCLUS?O SE DESENVOLVE
NO CONTEXTO ESCOLAR, VISANDO EFETIVAR A GARANTIA DO DIREITO ? EDUCA??O DESSES ALUNOS. O TRABALHO UTILIZOU
O M?TODO QUANTIQUALITAVO E FOI REALIZADO COM BASE EM AN?LISE DE DADOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO
REALIZADA POR ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR? NO SEGUNDO SEMESTRE DO
ANO DE 2018 EM ESCOLAS DA REDE P?BLICA DA REGI?O URBANA DE BEL?M (PA), JUNTAMENTE COM UMA PESQUISA
DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA DE AUTORES QUE TRATAM DO TEMA. OS RESULTADOS APONTAM DIFICULDADES PARA A
EFETIVA??O DA INCLUS?O E MANUTEN??O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS ESCOLAS P?BLICAS DE BEL?M, DEVIDO
? DESESTRUTURA F?SICA DOS ESPA?OS, ? IMPOSSIBILIDADE DE A??ES ADMINISTRATIVAS E PEDAG?GICAS COORDENADAS
E ? FALTA DE CONTINUIDADE DA FORMA??O DOCENTE QUE SE ESTABELECE NAS ESCOLAS, EM VIRTUDE DA LACUNA DE
POL?TICAS P?BLICAS E EDUCACIONAIS POR PARTE DO ESTADO BRASILEIRO QUE VISEM A GARANTIA DO DIREITO ?
EDUCA??O E INCLUS?O DESSES SUJEITOS NO SISTEMA P?BLICO DE ENSINO.