ATUALMENTE HÁ UM GRANDE DEBATE ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NO MUNDO. DESTA FORMA O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PERSPECTIVAS DOS CONCLUDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS IGUATU EM RELAÇÃO AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA, SEIS DISCENTES DO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) CAMPUS IGUATU, SENDO QUATRO DO SEXO FEMININO, E TRÊS DO SEXO MASCULINO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 23 A 47 ANOS. ATRAVÉS DESSA PESQUISA PODE-SE PERCEBE QUE A UNIVERSIDADE PROPORCIONA CONDIÇÕES PARA OS ALUNOS DESENVOLVEREM SEUS CONHECIMENTOS TEÓRICOS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, E COMO ATUAR DE FORMA CORRETA EM SALA DE AULA ENQUANTO PROFESSORES. ENTRETANTO, APESAR DA UNIVERSIDADE DISPONIBILIZAR EM SUA GRADE CURRICULAR DISCIPLINAS QUE POSSIBILITAM O CONHECIMENTO BÁSICO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OS GRADUANDOS NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA ATUAR DE FORMA EFETIVA COM ALUNOS QUE POSSUEM NECESSIDADES ESPECIAIS, SEJA POR AS POUCAS HORAS DE EXPERIÊNCIA QUE O ESTÁGIO PROPORCIONA, SEJA POR AS POUCAS HORAS DE DISCIPLINA VOLTADA A ESSES CONHECIMENTOS QUE SÃO DISPONIBILIZADAS DURANTE A GRADUAÇÃO. COM ISSO SURGE A NECESSIDADE DE UMA MELHORA NO CURRÍCULO DE MODO QUE AO FIM DA GRADUAÇÃO OS DISCENTES POSSAM SENTIR MAIOR CONFIANÇA. VALE RESSALTAR A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DA AMOSTRAGEM DE MODO QUE POSSA SER COMPARADO A PERCEPÇÃO DE DIFERENTES CONCLUDENTES.