AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO CONTEXTO ESCOLAR, DESTA FORMA, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL INVESTIGAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU QUE APRESENTAM LIMITAÇÕES NO ACESSO AO CONHECIMENTO. ASSIM, ESTA PESQUISA ABORDA A INSERÇÃO DAS TDICS NA SALA DE AULA E OBJETIVA DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA OS ALUNOS CEGOS. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA BÁSICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ALÉM DA COM DADOS ORIUNDOS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE VERSA SOBRE A TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DESTA FERRAMENTA AUXILIA OS ESTUDANTES NO ACESSO ÀS DISCUSSÕES PRESENTES NO TEXTO, NO DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE, AUTONOMIA DE ESTUDO, TRABALHO EM EQUIPE, ENTRE OUTROS, ABRANGENDO AS COMPETÊNCIAS COGNITIVAS E AS SOCIOEMOCIONAIS. NESSE PROCESSO, RESSALTAMOS QUE O PAPEL DOS PROFESSORES É PRIMORDIAL PARA QUE OCORRA A INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS TDICS NAS SALAS DE AULAS E QUE ESSAS SEJAM UTILIZADAS DE MANEIRA INCLUSIVA.