Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DA ESQUIZOFRENIA: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE

Palavra-chaves: INCLUSãO, ESQUIZOFRENIA, ESCOLA, FORMAçãO DE PROFESSORES, Artigo Completo AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão
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      OU DISCRIMINAÇÃO PARA O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE TODOS OS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE ARTIGO\r\n
      APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE\r\n
      PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,COM BASE NAS ORIENTAÇÕES PREVISTAS NA\r\n
      POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM O OBJETIVO DE\r\n
      DISCORRER E REFLETIR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DIAGNOSTICADOS COM O\r\n
      TRANSTORNO DA ESQUIZOFRENIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE RECIFE,\r\n
      PERNAMBUCO. EM LINHAS GERAIS, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE A ESCOLA, ENQUANTO ESPAÇO DE\r\n
      FORMAÇÃO HUMANA, CONSTITUÍDA DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS, DE TROCAS E INTERAÇÕES, NECESSITA\r\n
      CONTINUAMENTE FOMENTAR O DIRECIONAMENTO E REDIRECIONAMENTO DE AÇÕES QUE CONTEMPLEM AS DIVERSIDADES\r\n
      HUMANAS, BUSCANDO RESPEITAR AS DIFERENÇAS, SOBRETUDO, VALORIZAR O ESTUDANTE COMO PARTE INTEGRANTE DO\r\n
      TODO. VERIFICOU-SE QUE NEM TODOS OS PROFISSIONAIS COMPREENDEM AS COMPLEXIDADES QUE ENVOLVEM O\r\n
      PROCESSO DE INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO, ACENTUANDO A NECESSIDADE DE SE\r\n
      DESENVOLVER PROCESSOS FORMATIVOS EM SERVIÇO AOS PROFESSORES E TÉCNICOS ENVOLVIDOS, NO INTUITO DE\r\n
      AMPLIAR A PROMOÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS, VISANDO FOMENTAR ESTRATÉGIAS\r\n
      E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE POSSAM OFERECER UMA MELHOR MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL, A PARTIR\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A INCLUSÃO ESCOLAR TEM COMO ESCOPO A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA, ONDE NÃO EXISTAM SELEÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO PARA O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE TODOS OS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,COM BASE NAS ORIENTAÇÕES PREVISTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM O OBJETIVO DE DISCORRER E REFLETIR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DIAGNOSTICADOS COM O TRANSTORNO DA ESQUIZOFRENIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE RECIFE, PERNAMBUCO. EM LINHAS GERAIS, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE A ESCOLA, ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO HUMANA, CONSTITUÍDA DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS, DE TROCAS E INTERAÇÕES, NECESSITA CONTINUAMENTE FOMENTAR O DIRECIONAMENTO E REDIRECIONAMENTO DE AÇÕES QUE CONTEMPLEM AS DIVERSIDADES HUMANAS, BUSCANDO RESPEITAR AS DIFERENÇAS, SOBRETUDO, VALORIZAR O ESTUDANTE COMO PARTE INTEGRANTE DO TODO. VERIFICOU-SE QUE NEM TODOS OS PROFISSIONAIS COMPREENDEM AS COMPLEXIDADES QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO, ACENTUANDO A NECESSIDADE DE SE DESENVOLVER PROCESSOS FORMATIVOS EM SERVIÇO AOS PROFESSORES E TÉCNICOS ENVOLVIDOS, NO INTUITO DE AMPLIAR A PROMOÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS, VISANDO FOMENTAR ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE POSSAM OFERECER UMA MELHOR MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL, A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ESTUDANTE, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES E POTENCIALIDADES.

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