A INCLUSÃO ESCOLAR TEM COMO ESCOPO A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA ACOLHEDORA, ONDE NÃO EXISTAM SELEÇÃO
OU DISCRIMINAÇÃO PARA O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE TODOS OS ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE ARTIGO
APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO,COM BASE NAS ORIENTAÇÕES PREVISTAS NA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM O OBJETIVO DE
DISCORRER E REFLETIR SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DIAGNOSTICADOS COM O
TRANSTORNO DA ESQUIZOFRENIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE RECIFE,
PERNAMBUCO. EM LINHAS GERAIS, A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE A ESCOLA, ENQUANTO ESPAÇO DE
FORMAÇÃO HUMANA, CONSTITUÍDA DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS, DE TROCAS E INTERAÇÕES, NECESSITA
CONTINUAMENTE FOMENTAR O DIRECIONAMENTO E REDIRECIONAMENTO DE AÇÕES QUE CONTEMPLEM AS DIVERSIDADES
HUMANAS, BUSCANDO RESPEITAR AS DIFERENÇAS, SOBRETUDO, VALORIZAR O ESTUDANTE COMO PARTE INTEGRANTE DO
TODO. VERIFICOU-SE QUE NEM TODOS OS PROFISSIONAIS COMPREENDEM AS COMPLEXIDADES QUE ENVOLVEM O
PROCESSO DE INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO, ACENTUANDO A NECESSIDADE DE SE
DESENVOLVER PROCESSOS FORMATIVOS EM SERVIÇO AOS PROFESSORES E TÉCNICOS ENVOLVIDOS, NO INTUITO DE
AMPLIAR A PROMOÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS, VISANDO FOMENTAR ESTRATÉGIAS
E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS QUE POSSAM OFERECER UMA MELHOR MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL, A PARTIR
DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ESTUDANTE, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES E POTENCIALIDADES.