ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORT?NCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E INCLUS?O ? LUZ DAS CONCEP??ES DE ROLANDO TORO (1991,2006,2008), HENRY WALLON (1975), PAULO FREIRE (2002, 2005) E BOSA E CAMARGO (2009). DIANTE DESSE OBJETIVO, BUSCOU-SE PRIORIZAR A ABORDAGEM DA EDUCA??O BIOC?NTRICA POR ACREDITAR-SE QUE ESSE OLHAR PARA EDUCA??O COLABORA PARA A TRANSFORMA??O SOCIAL DOS MEIOS QUE ENVOLVEM A ESCOLA. A METODOLOGIA DESENVOLVIDA TEVE COMO ESCOPO A PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM A AN?LISE DAS FONTES CITADAS. POR FIM, OBSERVAMOS EM NOSSAS PESQUISAS QUE A TEM?TICA PROPOSTA INCENTIVA A CRIA??O DE CONDI??ES PARA QUE CRIAN?AS, JOVENS E ADULTOS POSSAM CONVIVER EM UM AMBIENTE AFETIVO E INCLUSIVO.