A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72338 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 480 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É FAVORECER A DISCUSSÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA E RESPEITO AO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ENTÃO, COMO O PROFESSOR É UM PARTÍCIPE PRÓ-ATIVO QUE INTERMEDIA E ORIENTA SEUS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE VALORES PARA UM FUTURO CIDADÃO CONSCIENTE E QUE RECONHEÇA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL E SUAS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO POVO E NAÇÃO BRASILEIRA, PRECISA ESTAR ATENTO PARA NÃO REAFIRMAR IMPRESSÕES QUE NÃO CONDIZEM COM A REALIDADE DOS POVOS INDÍGENAS E, TRAZER PARA SALA DE AULA PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM A INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL, DEVENDO INIBIR A DISCRIMINAÇÃO, O RACISMO E O PRECONCEITO. PARA TANTO, É PRECISO DEIXAR DE LADO ATIVIDADES TRADICIONAIS E PROPORCIONAR A SEUS ALUNOS UMA REFLEXÃO POR MEIO DE LEITURAS, MÚSICAS, FILMES E DOCUMENTÁRIOS QUE ABORDEM MAIS PROFUNDAMENTE O COTIDIANO DA RIQUÍSSIMA CULTURA INDÍGENA, RECONHECENDO AS INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DESTE POVO PRESENTES NA NOSSA SOCIEDADE ATUAL, TANTO NOS COSTUMES COMO NA LÍNGUA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO É DE NATUREZA QUALITATIVA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. COM ESTE ESTUDO PODEMOS CONCLUIR QUE AINDA SE FAZ NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR E TODOS QUE ESTEJAM COMPROMETIDOS EM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E RESPEITO AOS SABERES IMPRESCINDÍVEIS NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO ESCOLAR, DEVEM COM SUAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS AUXILIAR NA DESCONSTRUÇÃO DE MODELOS ESTEREOTIPADOS RELACIONADOS AOS POVOS INDÍGENAS, AMPLIANDO O HORIZONTE DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTES POVOS PARA SEUS ALUNOS E, ASSIM PREPARÁ-LOS PARA O EXERCÍCIO DE CIDADANIA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA, EDUCAÇÃO INFANTIL, POVOS INDÍGENAS, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA3_ID480_12112020094843.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO" "autor_nome_curto" => "ESMÊNIA BARRETO" "autor_email" => "esmenia11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72338 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 480 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É FAVORECER A DISCUSSÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA E RESPEITO AO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ENTÃO, COMO O PROFESSOR É UM PARTÍCIPE PRÓ-ATIVO QUE INTERMEDIA E ORIENTA SEUS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE VALORES PARA UM FUTURO CIDADÃO CONSCIENTE E QUE RECONHEÇA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL E SUAS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO POVO E NAÇÃO BRASILEIRA, PRECISA ESTAR ATENTO PARA NÃO REAFIRMAR IMPRESSÕES QUE NÃO CONDIZEM COM A REALIDADE DOS POVOS INDÍGENAS E, TRAZER PARA SALA DE AULA PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM A INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL, DEVENDO INIBIR A DISCRIMINAÇÃO, O RACISMO E O PRECONCEITO. PARA TANTO, É PRECISO DEIXAR DE LADO ATIVIDADES TRADICIONAIS E PROPORCIONAR A SEUS ALUNOS UMA REFLEXÃO POR MEIO DE LEITURAS, MÚSICAS, FILMES E DOCUMENTÁRIOS QUE ABORDEM MAIS PROFUNDAMENTE O COTIDIANO DA RIQUÍSSIMA CULTURA INDÍGENA, RECONHECENDO AS INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DESTE POVO PRESENTES NA NOSSA SOCIEDADE ATUAL, TANTO NOS COSTUMES COMO NA LÍNGUA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO É DE NATUREZA QUALITATIVA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. COM ESTE ESTUDO PODEMOS CONCLUIR QUE AINDA SE FAZ NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR E TODOS QUE ESTEJAM COMPROMETIDOS EM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E RESPEITO AOS SABERES IMPRESCINDÍVEIS NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO ESCOLAR, DEVEM COM SUAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS AUXILIAR NA DESCONSTRUÇÃO DE MODELOS ESTEREOTIPADOS RELACIONADOS AOS POVOS INDÍGENAS, AMPLIANDO O HORIZONTE DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTES POVOS PARA SEUS ALUNOS E, ASSIM PREPARÁ-LOS PARA O EXERCÍCIO DE CIDADANIA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 03: Currículo e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA, EDUCAÇÃO INFANTIL, POVOS INDÍGENAS, PRÁTICAS EDUCACIONAIS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA3_ID480_12112020094843.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO" "autor_nome_curto" => "ESMÊNIA BARRETO" "autor_email" => "esmenia11@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }