O OBJETIVO DESTE ARTIGO É FAVORECER A DISCUSSÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA E RESPEITO AO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ENTÃO, COMO O PROFESSOR É UM PARTÍCIPE PRÓ-ATIVO QUE INTERMEDIA E ORIENTA SEUS DISCENTES NA CONSTRUÇÃO DE VALORES PARA UM FUTURO CIDADÃO CONSCIENTE E QUE RECONHEÇA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL E SUAS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO POVO E NAÇÃO BRASILEIRA, PRECISA ESTAR ATENTO PARA NÃO REAFIRMAR IMPRESSÕES QUE NÃO CONDIZEM COM A REALIDADE DOS POVOS INDÍGENAS E, TRAZER PARA SALA DE AULA PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM A INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL, DEVENDO INIBIR A DISCRIMINAÇÃO, O RACISMO E O PRECONCEITO. PARA TANTO, É PRECISO DEIXAR DE LADO ATIVIDADES TRADICIONAIS E PROPORCIONAR A SEUS ALUNOS UMA REFLEXÃO POR MEIO DE LEITURAS, MÚSICAS, FILMES E DOCUMENTÁRIOS QUE ABORDEM MAIS PROFUNDAMENTE O COTIDIANO DA RIQUÍSSIMA CULTURA INDÍGENA, RECONHECENDO AS INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DESTE POVO PRESENTES NA NOSSA SOCIEDADE ATUAL, TANTO NOS COSTUMES COMO NA LÍNGUA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO UTILIZADO NA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO É DE NATUREZA QUALITATIVA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. COM ESTE ESTUDO PODEMOS CONCLUIR QUE AINDA SE FAZ NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR E TODOS QUE ESTEJAM COMPROMETIDOS EM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E RESPEITO AOS SABERES IMPRESCINDÍVEIS NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO ESCOLAR, DEVEM COM SUAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS AUXILIAR NA DESCONSTRUÇÃO DE MODELOS ESTEREOTIPADOS RELACIONADOS AOS POVOS INDÍGENAS, AMPLIANDO O HORIZONTE DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTES POVOS PARA SEUS ALUNOS E, ASSIM PREPARÁ-LOS PARA O EXERCÍCIO DE CIDADANIA.