O PROCESSO DE INCLUSÃO PERPASSA POR UM OLHAR QUE ENXERGA OS SURDOS NA SUA TOTALIDADE, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO CONHECER COMO OCORRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE UM ALUNO SURDO EM SALA DE AULA REGULAR, ASSIM COMO A REALIDADE DA ESCOLA, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA NO ESTUDO FOI A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA ANALÍTICA DESCRITIVA, BASEADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SIMPLES. ATRAVÉS DO ESTUDO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE AINDA É PRECISO OCORRER AVANÇOS NO QUE DIZ RESPEITO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO ACERCA DE LÍNGUA DE SINAIS E A CULTURA SURDA, ASSIM COMO O USO E ADAPTAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACESSÍVEIS AOS ALUNOS COM SURDEZ.