NESTE ARTIGO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL, MULTIÉTNICO, DIVERSO E ANTIRRACISTA, ENOVELADO PELA MEMÓRIA QUILOMBOLA, PARA A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRADA, NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NESSE SENTIDO, REVISITA-SE O DEBATE SOBRE O LUGAR DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS À POPULAÇÃO QUILOMBOLA NO PERÍODO PÓS-ABERTURA DEMOCRÁTICA E A DISCUSSÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE TRAVESSIA, DESLOCANDO-SE DA FORMAÇÃO RESTRITA AO MUNDO DO TRABALHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA, NA ESFERA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE RECORRE À REVISÃO DA LITERATURA PARA REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O CURRÍCULO ANTIRRACISTA CORRIGE DISTORÇÕES HISTÓRICAS E CONTRIBUI PARA A EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO ÉTICO-POLÍTICO COM IGUALDADE E JUSTIÇA SOCIAL.