VOZES NEGRAS: A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA QUILOMBOLA NO CURRÍCULO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72619 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 1123 "titulo" => "VOZES NEGRAS: A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA QUILOMBOLA NO CURRÍCULO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA" "resumo" => "NESTE ARTIGO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL, MULTIÉTNICO, DIVERSO E ANTIRRACISTA, ENOVELADO PELA MEMÓRIA QUILOMBOLA, PARA A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRADA, NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NESSE SENTIDO, REVISITA-SE O DEBATE SOBRE O LUGAR DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS À POPULAÇÃO QUILOMBOLA NO PERÍODO PÓS-ABERTURA DEMOCRÁTICA E A DISCUSSÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE TRAVESSIA, DESLOCANDO-SE DA FORMAÇÃO RESTRITA AO MUNDO DO TRABALHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA, NA ESFERA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE RECORRE À REVISÃO DA LITERATURA PARA REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O CURRÍCULO ANTIRRACISTA CORRIGE DISTORÇÕES HISTÓRICAS E CONTRIBUI PARA A EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO ÉTICO-POLÍTICO COM IGUALDADE E JUSTIÇA SOCIAL." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, QUILOMBOLA, ENSINO, CURRÍCULO, FORMAÇÃO INTEGRADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA8_ID1123_31102020094959.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "DIEGO ALVES" "autor_email" => "clickdiego@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72619 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 1123 "titulo" => "VOZES NEGRAS: A RESSIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA QUILOMBOLA NO CURRÍCULO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA" "resumo" => "NESTE ARTIGO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL, MULTIÉTNICO, DIVERSO E ANTIRRACISTA, ENOVELADO PELA MEMÓRIA QUILOMBOLA, PARA A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRADA, NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NESSE SENTIDO, REVISITA-SE O DEBATE SOBRE O LUGAR DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, AS POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS À POPULAÇÃO QUILOMBOLA NO PERÍODO PÓS-ABERTURA DEMOCRÁTICA E A DISCUSSÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE TRAVESSIA, DESLOCANDO-SE DA FORMAÇÃO RESTRITA AO MUNDO DO TRABALHO PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA, NA ESFERA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE RECORRE À REVISÃO DA LITERATURA PARA REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O CURRÍCULO ANTIRRACISTA CORRIGE DISTORÇÕES HISTÓRICAS E CONTRIBUI PARA A EFETIVAÇÃO DE UM PROJETO ÉTICO-POLÍTICO COM IGUALDADE E JUSTIÇA SOCIAL." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, QUILOMBOLA, ENSINO, CURRÍCULO, FORMAÇÃO INTEGRADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA8_ID1123_31102020094959.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "DIEGO ALVES" "autor_email" => "clickdiego@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }