O INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC), ? UMA INSTITUI??O P?BLICA DE EDUCA??O PROFISSIONAL QUE TEM POR FINALIDADE OFERTAR FORMA??O E QUALIFICA??O EM DIVERSAS ?REAS, NOS V?RIOS N?VEIS E MODALIDADES DE ENSINO. NO C?MPUS JOINVILLE ATENDE MAIS DE 1400 ESTUDANTES, DESTES 10 FAZEM PARTE DO P?BLICO-ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL COM DEFICI?NCIAS F?SICAS E SENSORIAIS E NENHUM ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTA??O ? AH/SD. ESTE FATO CHAMA ATEN??O, POIS A OMS ? ORGANIZA??O MUNDIAL DA SA?DE, SUGERE QUE 3 A 5% DA POPULA??O TENHA COMPORTAMENTOS DE AH/SD. LEVANDO EM CONTA O EXPOSTO E A NECESSIDADE DE IDENTIFICA??O PARA O POSTERIOR ATENDIMENTO A ESTES ALUNOS, O OBJETIVO DESTA A??O FOI A IDENTIFICA??O DE ESTUDANTES COM INDICADORES DE AH/SD NO ENSINO M?DIO T?CNICO INTEGRADO, BEM COMO A ORIENTA??O AOS PAIS E PROFESSORES E A CRIA??O DE ESTRAT?GIAS DE ATENDIMENTO PARA A SUPLEMENTA??O CURRICULAR NAS ?REAS DE DESTAQUE. OS PRINCIPAIS PESQUISADORES QUE DERAM SUPORTE TE?RICO A A??O FORAM JOSEPH RENZULLI (TEORIA DOS TR?S AN?IS) E HOWARD GARDNER (TEORIA DAS INTELIG?NCIAS M?LTIPLAS). ESTA A??O LEVOU A INDICA??O DE SEIS ESTUDANTES PARA AVALIA??O E APONTOU PARA A NECESSIDADE DE FORMA??O CONTINUADA PARA SERVIDORES E MOMENTOS DE ACOLHIMENTO E DI?LOGO PARA OS PAIS, POIS SENTEM NECESSIDADE DE DIALOGAR E COMPREENDER SOBRE AS CARACTER?STICAS, MITOS E FORMAS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. OS ESTUDANTES COM INDICADORES DE AH/SD PRECISAM SER IDENTIFICADOS, VALORIZADOS E ESTIMULADOS EM SUAS POTENCIALIDADES.