A AUTONOMIA NA PRODU??O E REALIZA??O DE ATIVIDADES NO ESPA?O ACAD?MICO: O POWERPOINT AUXILIANDO ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL
ELIANE GALV?O GOMES
RESUMO
O PRESENTE ESTUDO CENTRASSE EM ANALISAR OS ENTRAVES ENFRENTADOS PELOS ALUNOS CEGOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL EAD NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) CAMPUS AVAN?ADO NATAL ? ZONA LESTE. PARA O PRESENTE TRABALHO ADOTAMOS OS CAMINHOS METODOL?GICOS DE CUNHO QUALITATIVO POR MEIO DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA E DE PESQUISA EMP?RICA TENDO COMO BASE NOSSA EXPERI?NCIA PR?TICA NO EXERC?CIO DA MEDIA??O PEDAG?GICA E ACOMPANHAMENTO DE ALUNO COM DEFICI?NCIA VISUAL. PESQUISAMOS SOBRE A RELEV?NCIA DO ACESSO A EDUCA??O E A ADAPTA??O DOS MATERIAIS DID?TICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR EAD, TRATAMOS DE CONTE?DOS REFERENTE A FORMA??O DE PROFESSORES, MARCO LEGAL E HIST?RICO SOBRE A PARTICIPA??O DE ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA NAS INSTITUI??ES DE ENSINO VOLTADO PARA A INCLUS?O, E TECNOLOGIA EDUCACIONAL ASSISTIVA PARA TRANSPOR BARREIRAS QUE LIMITAM A PERMANECIA DE PESSOA COM DEFICI?NCIA NOS ESPA?OS ACAD?MICOS. COMO METODOLOGIA, USAMOS ATIVIDADES PEDAG?GICAS DE ELABORA??O DE MAPAS CONCEITUAIS E MENTAIS, COM A UTILIZA??O DESTES PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM AUTONOMIA.
PALAVRAS-CHAVE: DEFICI?NCIA VISUAL, MEDIA??O PEDAG?GICA, INCLUS?O, AUTONOMIA.
.