Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A BUSCA PELA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: FATORES, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, , Artigo Completo AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72312
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "A BUSCA PELA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: FATORES, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TENTAR ENTENDER PORQUE ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL X CHEGAM AO QUINTO ANO SEM SABER LER E ESCREVER E, PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO E AJUDA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS TEÓRICOS QUE ESTUDAM O ASSUNTO. ANALISAMOS A PRÁTICA DOCENTE E O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES (FEVEREIRO A MAIO DE 2019). OBSERVAMOS AO LONGO DOS MESES A ANGÚSTIA GERADA NESSES PROFISSIONAIS, QUE ALÉM DE PREPARAR SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR, PRECISAM LIDAR COM VÁRIAS CRÍTICAS E COBRANÇAS. PERCEBEMOS QUE POR MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO CONSEGUEM CUMPRIR AS METAS DE TANTOS PROJETOS LANÇADOS POR SEUS SUPERIORES, CAUSANDO FRUSTRAÇÕES PARA O EDUCADOR. POR SUA VEZ, O ALUNO TAMBÉM FICA PERDIDO EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, TUDO PASSADO DE FORMA MUITO RÁPIDA PELOS PROFESSORES PARA CUMPRIR METAS E ALIMENTAR O SISTEMA TODOS OS DIAS, E POR MUITA VEZES O QUE É ESTUDADO EM SALA DE AULA É APENAS UMA PEQUENA PINCELADA, POIS O EDUCADOR TEM QUE DRIBLAR AS DIFICULDADES PARA TERMINAR O ANO COM DUZENTOS DIAS LETIVOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSA BUSCA EM SANAR O QUE SE É PEDIDO, O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO ADEQUADAMENTE E DE FATO QUEM PERDE É O ALUNO, QUE ESTUDA APENAS PARA ALCANÇAR A META DE PASSAR DE ANO, E A VERDADEIRA APRENDIZAGEM NÃO É SEMEADA E COLHIDA SEUS FRUTOS DE FORMA APROPRIADA, ASSIM, INFELIZMENTE ESSE ALUNO VITIMADO POR ESSE SISTEMA OPRESSOR E EXCLUDENTE VAI PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM A LEITURA E ESCRITA DESEFASADAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID596_13112020091345.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE"
    "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72312
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "A BUSCA PELA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: FATORES, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TENTAR ENTENDER PORQUE ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL X CHEGAM AO QUINTO ANO SEM SABER LER E ESCREVER E, PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO E AJUDA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS TEÓRICOS QUE ESTUDAM O ASSUNTO. ANALISAMOS A PRÁTICA DOCENTE E O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES (FEVEREIRO A MAIO DE 2019). OBSERVAMOS AO LONGO DOS MESES A ANGÚSTIA GERADA NESSES PROFISSIONAIS, QUE ALÉM DE PREPARAR SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR, PRECISAM LIDAR COM VÁRIAS CRÍTICAS E COBRANÇAS. PERCEBEMOS QUE POR MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO CONSEGUEM CUMPRIR AS METAS DE TANTOS PROJETOS LANÇADOS POR SEUS SUPERIORES, CAUSANDO FRUSTRAÇÕES PARA O EDUCADOR. POR SUA VEZ, O ALUNO TAMBÉM FICA PERDIDO EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, TUDO PASSADO DE FORMA MUITO RÁPIDA PELOS PROFESSORES PARA CUMPRIR METAS E ALIMENTAR O SISTEMA TODOS OS DIAS, E POR MUITA VEZES O QUE É ESTUDADO EM SALA DE AULA É APENAS UMA PEQUENA PINCELADA, POIS O EDUCADOR TEM QUE DRIBLAR AS DIFICULDADES PARA TERMINAR O ANO COM DUZENTOS DIAS LETIVOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSA BUSCA EM SANAR O QUE SE É PEDIDO, O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO ADEQUADAMENTE E DE FATO QUEM PERDE É O ALUNO, QUE ESTUDA APENAS PARA ALCANÇAR A META DE PASSAR DE ANO, E A VERDADEIRA APRENDIZAGEM NÃO É SEMEADA E COLHIDA SEUS FRUTOS DE FORMA APROPRIADA, ASSIM, INFELIZMENTE ESSE ALUNO VITIMADO POR ESSE SISTEMA OPRESSOR E EXCLUDENTE VAI PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM A LEITURA E ESCRITA DESEFASADAS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID596_13112020091345.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE"
    "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TENTAR ENTENDER PORQUE ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL X CHEGAM AO QUINTO ANO SEM SABER LER E ESCREVER E, PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO E AJUDA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS TEÓRICOS QUE ESTUDAM O ASSUNTO. ANALISAMOS A PRÁTICA DOCENTE E O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES (FEVEREIRO A MAIO DE 2019). OBSERVAMOS AO LONGO DOS MESES A ANGÚSTIA GERADA NESSES PROFISSIONAIS, QUE ALÉM DE PREPARAR SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR, PRECISAM LIDAR COM VÁRIAS CRÍTICAS E COBRANÇAS. PERCEBEMOS QUE POR MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO CONSEGUEM CUMPRIR AS METAS DE TANTOS PROJETOS LANÇADOS POR SEUS SUPERIORES, CAUSANDO FRUSTRAÇÕES PARA O EDUCADOR. POR SUA VEZ, O ALUNO TAMBÉM FICA PERDIDO EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, TUDO PASSADO DE FORMA MUITO RÁPIDA PELOS PROFESSORES PARA CUMPRIR METAS E ALIMENTAR O SISTEMA TODOS OS DIAS, E POR MUITA VEZES O QUE É ESTUDADO EM SALA DE AULA É APENAS UMA PEQUENA PINCELADA, POIS O EDUCADOR TEM QUE DRIBLAR AS DIFICULDADES PARA TERMINAR O ANO COM DUZENTOS DIAS LETIVOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSA BUSCA EM SANAR O QUE SE É PEDIDO, O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO ADEQUADAMENTE E DE FATO QUEM PERDE É O ALUNO, QUE ESTUDA APENAS PARA ALCANÇAR A META DE PASSAR DE ANO, E A VERDADEIRA APRENDIZAGEM NÃO É SEMEADA E COLHIDA SEUS FRUTOS DE FORMA APROPRIADA, ASSIM, INFELIZMENTE ESSE ALUNO VITIMADO POR ESSE SISTEMA OPRESSOR E EXCLUDENTE VAI PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM A LEITURA E ESCRITA DESEFASADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.