O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TENTAR ENTENDER PORQUE ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL X CHEGAM AO QUINTO ANO SEM SABER LER E ESCREVER E, PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO E AJUDA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS TEÓRICOS QUE ESTUDAM O ASSUNTO. ANALISAMOS A PRÁTICA DOCENTE E O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES (FEVEREIRO A MAIO DE 2019). OBSERVAMOS AO LONGO DOS MESES A ANGÚSTIA GERADA NESSES PROFISSIONAIS, QUE ALÉM DE PREPARAR SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR, PRECISAM LIDAR COM VÁRIAS CRÍTICAS E COBRANÇAS. PERCEBEMOS QUE POR MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO CONSEGUEM CUMPRIR AS METAS DE TANTOS PROJETOS LANÇADOS POR SEUS SUPERIORES, CAUSANDO FRUSTRAÇÕES PARA O EDUCADOR. POR SUA VEZ, O ALUNO TAMBÉM FICA PERDIDO EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, TUDO PASSADO DE FORMA MUITO RÁPIDA PELOS PROFESSORES PARA CUMPRIR METAS E ALIMENTAR O SISTEMA TODOS OS DIAS, E POR MUITA VEZES O QUE É ESTUDADO EM SALA DE AULA É APENAS UMA PEQUENA PINCELADA, POIS O EDUCADOR TEM QUE DRIBLAR AS DIFICULDADES PARA TERMINAR O ANO COM DUZENTOS DIAS LETIVOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSA BUSCA EM SANAR O QUE SE É PEDIDO, O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO ADEQUADAMENTE E DE FATO QUEM PERDE É O ALUNO, QUE ESTUDA APENAS PARA ALCANÇAR A META DE PASSAR DE ANO, E A VERDADEIRA APRENDIZAGEM NÃO É SEMEADA E COLHIDA SEUS FRUTOS DE FORMA APROPRIADA, ASSIM, INFELIZMENTE ESSE ALUNO VITIMADO POR ESSE SISTEMA OPRESSOR E EXCLUDENTE VAI PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM A LEITURA E ESCRITA DESEFASADAS.