A BUSCA PELA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: FATORES, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72312 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 596 "titulo" => "A BUSCA PELA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: FATORES, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TENTAR ENTENDER PORQUE ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL X CHEGAM AO QUINTO ANO SEM SABER LER E ESCREVER E, PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO E AJUDA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS TEÓRICOS QUE ESTUDAM O ASSUNTO. ANALISAMOS A PRÁTICA DOCENTE E O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES (FEVEREIRO A MAIO DE 2019). OBSERVAMOS AO LONGO DOS MESES A ANGÚSTIA GERADA NESSES PROFISSIONAIS, QUE ALÉM DE PREPARAR SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR, PRECISAM LIDAR COM VÁRIAS CRÍTICAS E COBRANÇAS. PERCEBEMOS QUE POR MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO CONSEGUEM CUMPRIR AS METAS DE TANTOS PROJETOS LANÇADOS POR SEUS SUPERIORES, CAUSANDO FRUSTRAÇÕES PARA O EDUCADOR. POR SUA VEZ, O ALUNO TAMBÉM FICA PERDIDO EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, TUDO PASSADO DE FORMA MUITO RÁPIDA PELOS PROFESSORES PARA CUMPRIR METAS E ALIMENTAR O SISTEMA TODOS OS DIAS, E POR MUITA VEZES O QUE É ESTUDADO EM SALA DE AULA É APENAS UMA PEQUENA PINCELADA, POIS O EDUCADOR TEM QUE DRIBLAR AS DIFICULDADES PARA TERMINAR O ANO COM DUZENTOS DIAS LETIVOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSA BUSCA EM SANAR O QUE SE É PEDIDO, O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO ADEQUADAMENTE E DE FATO QUEM PERDE É O ALUNO, QUE ESTUDA APENAS PARA ALCANÇAR A META DE PASSAR DE ANO, E A VERDADEIRA APRENDIZAGEM NÃO É SEMEADA E COLHIDA SEUS FRUTOS DE FORMA APROPRIADA, ASSIM, INFELIZMENTE ESSE ALUNO VITIMADO POR ESSE SISTEMA OPRESSOR E EXCLUDENTE VAI PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM A LEITURA E ESCRITA DESEFASADAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID596_13112020091345.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE" "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72312 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 428 "inscrito_id" => 596 "titulo" => "A BUSCA PELA INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: FATORES, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TENTAR ENTENDER PORQUE ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL X CHEGAM AO QUINTO ANO SEM SABER LER E ESCREVER E, PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA UTILIZAMOS DA OBSERVAÇÃO E AJUDA BIBLIOGRÁFICA DE DIVERSOS TEÓRICOS QUE ESTUDAM O ASSUNTO. ANALISAMOS A PRÁTICA DOCENTE E O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES (FEVEREIRO A MAIO DE 2019). OBSERVAMOS AO LONGO DOS MESES A ANGÚSTIA GERADA NESSES PROFISSIONAIS, QUE ALÉM DE PREPARAR SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR, PRECISAM LIDAR COM VÁRIAS CRÍTICAS E COBRANÇAS. PERCEBEMOS QUE POR MUITAS VEZES OS PROFESSORES NÃO CONSEGUEM CUMPRIR AS METAS DE TANTOS PROJETOS LANÇADOS POR SEUS SUPERIORES, CAUSANDO FRUSTRAÇÕES PARA O EDUCADOR. POR SUA VEZ, O ALUNO TAMBÉM FICA PERDIDO EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, TUDO PASSADO DE FORMA MUITO RÁPIDA PELOS PROFESSORES PARA CUMPRIR METAS E ALIMENTAR O SISTEMA TODOS OS DIAS, E POR MUITA VEZES O QUE É ESTUDADO EM SALA DE AULA É APENAS UMA PEQUENA PINCELADA, POIS O EDUCADOR TEM QUE DRIBLAR AS DIFICULDADES PARA TERMINAR O ANO COM DUZENTOS DIAS LETIVOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS. NESSA BUSCA EM SANAR O QUE SE É PEDIDO, O CONTEÚDO NÃO É ESTUDADO ADEQUADAMENTE E DE FATO QUEM PERDE É O ALUNO, QUE ESTUDA APENAS PARA ALCANÇAR A META DE PASSAR DE ANO, E A VERDADEIRA APRENDIZAGEM NÃO É SEMEADA E COLHIDA SEUS FRUTOS DE FORMA APROPRIADA, ASSIM, INFELIZMENTE ESSE ALUNO VITIMADO POR ESSE SISTEMA OPRESSOR E EXCLUDENTE VAI PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM A LEITURA E ESCRITA DESEFASADAS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID596_13112020091345.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELMA REJANE DOS SANTOS NASCIMENTO DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "JOELMA REJANE" "autor_email" => "joelmarejane.cg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }