O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR, JUNTO COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, SINAIS EM
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, A FIM DE FACILITAR O
ACESSO DO ALUNO SURDO AO CONTEÚDO DA DISCIPLINA, BEM COMO INICIAR PESQUISAS NA ÁREA, FORTALECER A
POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR DE ALUNOS COM SURDEZ E TORNAR ACESSÍVEL OS TERMOS
TÉCNICOS DA ÁREA PARA QUE O PROFISSIONAL SURDO POSSA ESTAR CAPACITADO PARA PODER APLICAR O
CONHECIMENTO DENTRO DO ESPORTE, ESCOLA E DEMAIS ÁREAS. A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM QUATRO ETAPAS:
PESQUISA DE TERMOS NA ÁREA DA FISIOLOGIA (1ª ETAPA), EXPLICAÇÃO DOS TERMOS ESCOLHIDOS COM
APRESENTAÇÃO DE IMAGENS (2ª ETAPA), CRIAÇÃO E GRAVAÇÃO DOS SINAIS (3ª ETAPA) E CRIAÇÃO DO MATERIAL DE
APOIO (4ª ETAPA). FORAM CRIADOS 17 SINAIS E, DE ACORDO COM OS CINCO PARÂMETROS DA LIBRAS, FOI CRIADO
UM QUADRO DESCRITIVO, REPRODUZINDO FOTOS DA SINALIZAÇÃO COM O TERMO EM PORTUGUÊS E CARACTERIZAÇÃO
DOS SINAIS EM LIBRAS. OS MATERIAIS DE APOIO EM VÍDEO FORAM REPASSADOS PARA O NÚCLEO DE
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO (NAI/GR) PARA ACESSO DOS INTÉRPRETES DA INSTITUIÇÃO, OS QUAIS ESTÃO SENDO
UTILIZADOS PELOS INTÉRPRETES NAS AULAS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO
SÃO FRANCISCO (UNIVASF).