CARTILHA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO NO ENSINO INTEGRADO E SUA RELAÇÃO COM AS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72403 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 1156 "titulo" => "CARTILHA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO NO ENSINO INTEGRADO E SUA RELAÇÃO COM AS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DISCUTE A ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA QUE ABORDE PRÁTICAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROPÓSITO DE SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES E DEMAIS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUESTÕES RELACIONADAS ÀS SUSTENTABILIDADES AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL, COM OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. PARA A CONSTRUÇÃO DESSA CARTILHA, SERÃO UTILIZADAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS COM BASE NAS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, AS PEDAGOGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, LIBERTAÇÃO E AS ECOSSOCIAS, UMA VEZ QUE ESSAS PEDAGOGIAS PARTEM DA PREMISSA DE QUE A EDUCAÇÃO DEVE LEVAR EM CONTA OS COMPONENTES DA CULTURA COTIDIANA E FORNECER AOS ALUNOS FERRAMENTAS PARA MODIFICAR ESSAS SITUAÇÕES. COM ESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE INVESTIGAÇÃO VISA AMPLIAR, NOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS BATALHA, REFLEXÕES REFERENTES À CULTURA DO DESPERDÍCIO E AO SISTEMA PRODUTIVO VIGENTE. NESSE SENTIDO, O ESTUDO CONCLUI QUE A EDUCAÇÃO, QUANDO DIALÓGICA, PROBLEMATIZADORA E ENRAIZADA NA VIVÊNCIA DO ALUNO, POSSIBILITA AOS EDUCANDOS O DESENVOLVIMENTO DO SEU PODER DE CAPTAÇÃO E DE COMPREENSÃO DO MUNDO QUE LHES APARECE, EM SUAS RELAÇÕES COM ELE, NÃO MAIS COMO UMA REALIDADE ESTÁTICA, MAS COMO UMA REALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 01: Educação Ambiental e Inclusão" "palavra_chave" => "CARTILHA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, SUSTENTABILIDADE, TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA1_ID1156_09112020165156.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAISA MARTINS PORTO DE SOUZA MELO" "autor_nome_curto" => "MELO" "autor_email" => "thaisa.porto@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72403 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 1156 "titulo" => "CARTILHA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIÁLOGO NO ENSINO INTEGRADO E SUA RELAÇÃO COM AS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DISCUTE A ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA QUE ABORDE PRÁTICAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROPÓSITO DE SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES E DEMAIS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUESTÕES RELACIONADAS ÀS SUSTENTABILIDADES AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL, COM OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. PARA A CONSTRUÇÃO DESSA CARTILHA, SERÃO UTILIZADAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS COM BASE NAS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, AS PEDAGOGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO, LIBERTAÇÃO E AS ECOSSOCIAS, UMA VEZ QUE ESSAS PEDAGOGIAS PARTEM DA PREMISSA DE QUE A EDUCAÇÃO DEVE LEVAR EM CONTA OS COMPONENTES DA CULTURA COTIDIANA E FORNECER AOS ALUNOS FERRAMENTAS PARA MODIFICAR ESSAS SITUAÇÕES. COM ESSA PERSPECTIVA, A PRESENTE INVESTIGAÇÃO VISA AMPLIAR, NOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS BATALHA, REFLEXÕES REFERENTES À CULTURA DO DESPERDÍCIO E AO SISTEMA PRODUTIVO VIGENTE. NESSE SENTIDO, O ESTUDO CONCLUI QUE A EDUCAÇÃO, QUANDO DIALÓGICA, PROBLEMATIZADORA E ENRAIZADA NA VIVÊNCIA DO ALUNO, POSSIBILITA AOS EDUCANDOS O DESENVOLVIMENTO DO SEU PODER DE CAPTAÇÃO E DE COMPREENSÃO DO MUNDO QUE LHES APARECE, EM SUAS RELAÇÕES COM ELE, NÃO MAIS COMO UMA REALIDADE ESTÁTICA, MAS COMO UMA REALIDADE EM TRANSFORMAÇÃO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 01: Educação Ambiental e Inclusão" "palavra_chave" => "CARTILHA EDUCATIVA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, SUSTENTABILIDADE, TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA1_ID1156_09112020165156.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAISA MARTINS PORTO DE SOUZA MELO" "autor_nome_curto" => "MELO" "autor_email" => "thaisa.porto@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }