NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, ASSIM COMO EMERGIU O INTERESSE DE ESTUDOS PELA ENUNCIAÇÃO QUE NOS DIRECIONA À COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA NA RELAÇÃO ENTRE UM EU E UM TU PARA A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA LINGUÍSTICA DO SUJEITO, O USO DA LINGUAGEM NÃO VERBAL TAMBÉM VEIO A NOS TRAZER IMPORTANTES REFLEXÕES SOBRE NOVAS POSSIBILIDADES DE ENGAJAMENTO E COMUNICAÇÃO. DIANTE DISSO, PARTIMOS DA ANÁLISE DESSES DOIS ASPECTOS ENUNCIAÇÃO E MULTIMODALIDADE, PARA SEGUIRMOS A LINHA DE PENSAMENTO DUCROTIANO DE QUE A ARGUMENTAÇÃO É UM ELEMENTO FUNDAMENTAL DA LÍNGUA. NOSSA ANÁLISE LEVOU EM CONSIDERAÇÃO A CONCEPÇÃO DE QUE A LÍNGUA SE TORNA VIVA MEDIANTE A UMA SITUAÇÃO DISCURSIVA. ASSIM, OS DADOS FORAM COLETADOS DE GRAVAÇÕES AUDIOVISUAIS DE MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS DE IDADE COM SUA MÃE EM SITUAÇÃO NATURALÍSTICA DE DIÁLOGO E RECREAÇÃO. A QUESTÃO MOTIVADORA DESSA PESQUISA GIROU EM TORNO DA CONFIRMAÇÃO DA INDISSOCIABILIDADE DA RELAÇÃO GESTO-VOCAL E ENUNCIATIVA NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ARGUMENTATIVOS UTILIZADOS NUM MOMENTO DE INTERAÇÃO EM QUE SE CONSTRÓI A COMUNICAÇÃO ARGUMENTATIVA. NESSA CORRELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE DISTINTOS ELEMENTOS DE USO DA LÍNGUA, A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAR COMO SE COMPÕEM AS CARACTERÍSTICAS POLISSÊMICAS E POLIFUNCIONAIS DE UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL E A APROPRIAÇÃO DO USO DA LÍNGUA POR MEIO DA ENUNCIAÇÃO ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO LINGUÍSTICA, NOS TROUXERAM COMO EVIDÊNCIA A PRESENÇA DAS MARCAS ARGUMENTATIVAS TANTO NUMA ANÁLISE MULTIMODAL QUANTO NUMA RELAÇÃO ESTRITAMENTE ENUNCIATIVA. O OBJETIVO DE RELACIONAR OS ASPECTOS MULTIMODAIS E ENUNCIATIVOS À ARGUMENTAÇÃO, POR CONSIDERARMOS A POSSIBILIDADE DE APRESENTAÇÃO DE SUAS MARCAS NO USO DA SUBJETIVIDADE DA LINGUAGEM INFANTIL, EM SUA ANÁLISE NOS REVELARAM QUE AS SIGNIFICAÇÕES SEMIÓTICAS NÃO VERBAIS FORAM IMPRESCINDÍVEIS NA EFETIVAÇÃO DA ANÁLISE ENUNCIATIVA ORAL E, POSSIVELMENTE, PODERÁ NOS LEVAR A UMA COMPREENSÃO REFERENCIAL SOBRE COMO A LÍNGUA É MOBILIZADA NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E COMO ESSES ELEMENTOS VÃO DIRETAMENTE AO ENCONTRO DO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DA ARGUMENTAÇÃO.