ESTE TRABALHO VISA ABORDAR A LITERATURA EM AMBIENTE ESCOLAR A PARTIR DO VIÉS DE QUE ELA PODE INFLUENCIAR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. A NOÇÃO DE LITERATURA COM FUNÇÃO HUMANIZADORA E FORMADORA TEM PERMEADO ALGUMAS PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ASSIM, INVESTIGAR E COMPREENDER SUA INFLUÊNCIA É O OBJETO DE PESQUISA DESSE TRABALHO. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO TEM POR INTUITO INVESTIGAR A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DE ALUNOS PARTINDO DA IDEIA QUE ELA DESEMPENHA UM PAPEL DE DESTAQUE FRENTE AO ATO DE FORMAR SUJEITOS POR SUBSIDIAR NELES MEIOS E FORMAS DE ENTENDER E DE SE EXPRESSAR NO ESPAÇO EM QUE ESTÃO INSERIDOS. PARA TANTO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É ENTENDER E AVALIAR EM QUE MEDIDA A LITERATURA EXERCE INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES INTRAPESSOAIS, INTERPESSOAIS E QUE DESDOBRAMENTOS PODEM SER ALCANÇADOS. DESTA FORMA, TENTAREMOS COMPREENDER O PAPEL DA LITERATURA EM MEIO A ESSES PROCESSOS, E DE COMO A ESCOLA E SEUS AGENTES EDUCACIONAIS PODEM-SE VALER DA LITERATURA PARA FORMAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS. PARA DESENVOLVERMOS ESSA ANÁLISE, FAREMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM DOCENTES E DISCENTES, A FIM DE OBTERMOS DADOS PARA ESSE ESTUDO. E TAIS INVESTIGAÇÕES SERÃO ABORDADAS À LUZ DE AUTORES COMO CANDIDO (1995), LAJOLO (1983), NOBERTO (2011) DENTRE OUTROS, QUE CREDITAM À LITERATURA A FUNÇÃO HUMANIZADORA E FORMADORA DO SER-HUMANO E DISCUTEM ACERCA DOS DESDOBRAMENTOS FOMENTADOS PELA LITERATURA EM SALA DE AULA.