LIMA, George Almeida et al.. Interfaces da linguagem: escola e cultura. Anais do I CONEIL... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72036>. Acesso em: 23/11/2024 05:22
O HOMEM, DESDE O INÍCIO DE SUA HISTÓRIA UTILIZA CÓDIGOS E SÍMBOLOS PARA SE COMUNICAR, E AO LONGO DO TEMPO, ESSAS SIMBOLOGIAS FORAM SE MODIFICANDO E SE RESSIGNIFICANDO, ONDE A CULTURA PERMITE A EXISTÊNCIA DE DIVERSAS MANEIRAS DIFERENTES DE APLICAR E INTERPRETAR ESSES SÍMBOLOS. A ESCOLA É UMA FERRAMENTA QUE PODE IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA E DO PROFESSOR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A UTILIZAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE LINGUAGEM. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR OS DIVERSOS TIPOS DE LINGUAGENS QUE FORAM PRODUZIDAS CULTURALMENTE PELA AÇÃO HUMANA, COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM NO PROCESSO COGNITIVO DO ALUNO E ANALISAR A ESCOLA COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO EDUCANDO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE SE ANALISOU AS PRINCIPAIS OBRAS DOS PRINCIPAIS AUTORES QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. A ESCOLA, COMO UM ESPAÇO DE PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO DEVE PROPICIAR AOS ALUNOS DIVERSOS MECANISMOS PARA QUE ELES APERFEIÇOEM SEU DESENVOLVIMENTO, PARA ISSO, O PROFESSOR PRECISA ESTAR ATENTO E LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS DIVERSAS FORMAS DE LINGUAGEM, POSSIBILITANDO À CRIANÇA IMPULSIONAR SUAS POSSIBILIDADES COGNITIVAS, MOTORAS E AFETIVAS. É INDUBITÁVEL QUE O PROFESSOR, EM SUA FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA COMPREENDA QUE DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO TODOS OS CÓDIGOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. PORTANTO, INFERE-SE QUE AS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO, SEJA ELA ESCRITA, FALADA OU ATRAVÉS DOS GESTOS CORPORAIS, SÃO UMA PRODUÇÃO CULTURAL HUMANA, QUE VAI SE RESSIGNIFICANDO AO LONGO DO TEMPO.