DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DO FUNCIONAMENTO MULTIMODAL DA LINGUAGEM, NA QUAL OS GESTOS FAZEM PARTE DA MESMA MATRIZ DE SIGNIFICAÇÃO DA FALA, CONFORME DEFENDEM KENDON (1982, 2000), MCNEILL (1992, 2000), BUTCHER; GOLDIN-MEADOW (2000), CAVALCANTE (2009, 2018), FONTE ET AL (2014) E FONTE E CAVALCANTE (2016), ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O GESTO DE APONTAR DECLARATIVO DE UMA CRIANÇA AUTISTA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, A PARTIR DA INTERAÇÃO COM OUTROS INTERLOCUTORES. ESTUDAR O GESTO DE APONTAR DECLARATIVO EM CRIANÇA AUTISTA É RELEVANTE, POIS É USADO PARA ESTABELECER UMA ATENÇÃO CONJUNTA COM SEU PARCEIRO INTERATIVO. DIANTE DISSO, A ANÁLISE DO GESTO DE APONTAR DECLARATIVO DIANTE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA É PERTINENTE PARA COMPREENDER DE QUE FORMA ESSE GESTO É REALIZADO PELA CRIANÇA AO DIRIGIR A ATENÇÃO DO SEU INTERLOCUTOR PARA DETERMINADO FOCO DA INTERAÇÃO. A PESQUISA É CARACTERIZADA POR UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA DE 3 ANOS E 8 MESES. O CORPUS DO ESTUDO FOI CONSTITUÍDO DE DESCRIÇÕES DE GESTOS DE APONTAR E DE TRANSCRIÇÕES DE PRODUÇÕES VOCAIS, QUANDO PRESENTES, DA CRIANÇA AUTISTA EM CENAS INTERATIVAS EXTRAÍDAS DE VÍDEOS REGISTRADOS NO BANCO DE DADOS DO GRUPO DE ESTUDOS E ACOLHIMENTO AO ESPECTRO AUTISTA (GEAUT) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM (PPGCL) DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO. PARA A TRANSCRIÇÃO DOS GESTOS DE APONTAR E DAS PRODUÇÕES VOCAIS, UTILIZAMOS O SOFTWARE EUDICO LINGUISTIC ANNOTATOR CONHECIDO COMO ELAN, QUE POSSIBILITA A TRANSCRIÇÃO DE DADOS DE VÍDEO E ÁUDIO SIMULTANEAMENTE. ESSE SOFTWARE POSSIBILITA REALIZAR AS TRANSCRIÇÕES DOS GESTOS E DAS PRODUÇÕES VOCAIS NO TEMPO EXATO DE SUA OCORRÊNCIA. PARA DIRECIONAR A ATENÇÃO DO INTERLOCUTOR, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A CRIANÇA AUTISTA REALIZOU DIFERENTES MORFOLOGIAS DOS GESTOS DE APONTAR DECLARATIVOS. COM O OLHAR VOLTADO PARA O FOCO DA INTERAÇÃO, NO CASO A TELEVISÃO, NO PRIMEIRO MOMENTO, A CRIANÇA REALIZOU O GESTO DE APONTAR CONVENCIONAL, OU SEJA, EXECUTOU O GESTO COM O DEDO INDICADOR, CONFORME DESCREVE A LITERATURA. O GESTO DE APONTAR FOI SIMULTÂNEO A PRODUÇÃO VOCAL: “OLHA”, COM A INTENÇÃO DE CHAMAR A ATENÇÃO DO SEU INTERLOCUTOR, REVELANDO UMA SINCRONIA GESTO-VOCAL NO FUNCIONAMENTO MULTIMODAL DA LINGUAGEM. LOGO, ESSE GESTO DESEMPENHOU UM PAPEL DECLARATIVO, POIS FOI REALIZADO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO PARCEIRO INTERATIVO. EM MOMENTO POSTERIOR, IGOR DIRECIONOU OS DOIS BRAÇOS E APONTOU COM OS DOIS DEDOS INDICADORES PARA TELEVISÃO, QUE APRESENTAVA A IMAGEM DE UM PÁSSARO VOANDO. DESSE MODO, A CRIANÇA REALIZOU OUTRA MORFOLOGIA DO GESTO DE APONTAR COM PAPEL DECLARATIVO, UMA VEZ QUE REALIZOU A ATENÇÃO DIRETA QUE ESTÁ RELACIONADA À CAPACIDADE DE A CRIANÇA FAZER USO DO GESTO DE APONTAR PARA DIRIGIR A ATENÇÃO DO ADULTO PARA A ALGUMA ENTIDADE DISTAL EXTERNA, QUE NESSE CASO FOI A IMAGEM DO PÁSSARO. EM OUTRO RECORTE DE CENA INTERATIVA, A CRIANÇA REALIZOU O APONTAR COM A CABEÇA PARA DIRIGIR A ATENÇÃO DO SEU INTERLOCUTOR PARA A IMAGEM DA TELEVISÃO. NOS RECORTES INTERATIVOS ANALISADOS, OBSERVAMOS TRÊS TIPOS DE MORFOLOGIAS DO APONTAR: APONTAR CONVENCIONAL, APONTAR COM DOIS DEDOS INDICADORES E APONTAR COM A CABEÇA, MAS QUE APRESENTARAM O MESMO PAPEL DECLARATIVO, POIS DIRIGIAM A ATENÇÃO DO INTERLOCUTOR PARA CENA INTERATIVA. LOGO, OS INTERLOCUTORES DEVEM FICAR ATENTOS A ESSE PAPEL, INDEPENDENTE DAS MORFOLOGIAS APRESENTADAS QUE PODEM SER DIFERENCIADAS DO APONTAR CONVENCIONAL, POIS O GESTO DECLARATIVO FUNCIONA COMO UMA INICIATIVA PARA ESTABELECER UMA ATENÇÃO CONJUNTA.