DESIGUALDADES DE GÊNERO PODEM SER NOTADAS PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, COM DESTAQUE EM ÁREAS RELACIONADAS À STEM , A QUAL EXISTE A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA. DESENVOLVEMOS RODAS DE CONVERSA PARA DISCUTIR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO ACESSO, PERMANÊNCIA E AVANÇO DE MULHERES EM STEM. NOSSA HIPÓTESE É QUE ESSAS RODAS DE CONVERSAS CONTRIBUEM PARA DESMITIFICAR AS DESIGUALDADES DE GÊNERO AINDA RECORRENTE A FIM DE AUXILIAR AS MULHERES NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS EXISTENTES, INCENTIVANDO-AS NA ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS ÁREAS DE STEM. MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE AS TEMÁTICAS QUE SÃO RELEVANTES PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO, COLETAMOS IMPORTANTES INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NOS MESMOS. E PROCURANDO IDENTIFICAR OS FATORES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA MINORIA DE MULHERES NAS ÁREAS RELACIONADAS A STEM E FAZENDO UMA SUCINTA DISCUSSÃO EM TORNO DESSAS PROBLEMÁTICAS, FOI POSSÍVEL COMPROVAR ATRAVÉS DE ACONTECIMENTOS VIVENCIADOS OU PRESENCIADOS PELOS PARTICIPANTES A OCORRÊNCIA DE ALGUNS DESSES FATORES EM DADO MOMENTO DE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. ISSO INDICA QUE A ESCOLHA DAS MULHERES EM SEGUIR NESSAS ÁREAS STEM ESTÁ ATRELADA AO RECEIO DE ENFRENTAR AS SITUAÇÕES RECORRENTES NAS MESMAS.