Artigo Anais do I CONEIL

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-92-4

DESIGUALDADE DE GÊNERO: ACESSO E PERMANÊNCIA DE MULHERES EM STEM

Palavra-chaves: MULHERES EM STEM, LUTA POR IGUALDADE, DESIGUALDADE DE GENÊRO, INCENTIVO Comunicação Oral (CO) AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades
"2020-11-17 10:33:45" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72087
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "DESIGUALDADE DE GÊNERO: ACESSO E PERMANÊNCIA DE MULHERES EM STEM"
    "resumo" => "DESIGUALDADES DE GÊNERO PODEM SER NOTADAS PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, COM DESTAQUE EM ÁREAS RELACIONADAS À STEM , A QUAL EXISTE A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA. DESENVOLVEMOS RODAS DE CONVERSA PARA DISCUTIR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO ACESSO, PERMANÊNCIA E AVANÇO DE MULHERES EM STEM. NOSSA HIPÓTESE É QUE ESSAS RODAS DE CONVERSAS CONTRIBUEM PARA DESMITIFICAR AS DESIGUALDADES DE GÊNERO AINDA RECORRENTE A FIM DE AUXILIAR AS MULHERES NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS EXISTENTES, INCENTIVANDO-AS NA ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS ÁREAS DE STEM. MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE AS TEMÁTICAS QUE SÃO RELEVANTES PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO, COLETAMOS IMPORTANTES INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NOS MESMOS. E PROCURANDO IDENTIFICAR OS FATORES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA MINORIA DE MULHERES NAS ÁREAS RELACIONADAS A STEM E FAZENDO UMA SUCINTA DISCUSSÃO EM TORNO DESSAS PROBLEMÁTICAS, FOI POSSÍVEL COMPROVAR ATRAVÉS DE ACONTECIMENTOS VIVENCIADOS OU PRESENCIADOS PELOS PARTICIPANTES A OCORRÊNCIA DE ALGUNS DESSES FATORES EM DADO MOMENTO DE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. ISSO INDICA QUE A ESCOLHA DAS MULHERES EM SEGUIR NESSAS ÁREAS STEM ESTÁ ATRELADA AO RECEIO DE ENFRENTAR AS SITUAÇÕES RECORRENTES NAS MESMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades"
    "palavra_chave" => "MULHERES EM STEM , LUTA POR IGUALDADE , DESIGUALDADE DE GENÊRO , INCENTIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA8_ID436_29072020123957.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELY INÁCIO GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "GALVÃO"
    "autor_email" => "danielyd46@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72087
    "edicao_id" => 144
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "DESIGUALDADE DE GÊNERO: ACESSO E PERMANÊNCIA DE MULHERES EM STEM"
    "resumo" => "DESIGUALDADES DE GÊNERO PODEM SER NOTADAS PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, COM DESTAQUE EM ÁREAS RELACIONADAS À STEM , A QUAL EXISTE A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA. DESENVOLVEMOS RODAS DE CONVERSA PARA DISCUTIR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO ACESSO, PERMANÊNCIA E AVANÇO DE MULHERES EM STEM. NOSSA HIPÓTESE É QUE ESSAS RODAS DE CONVERSAS CONTRIBUEM PARA DESMITIFICAR AS DESIGUALDADES DE GÊNERO AINDA RECORRENTE A FIM DE AUXILIAR AS MULHERES NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS EXISTENTES, INCENTIVANDO-AS NA ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS ÁREAS DE STEM. MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE AS TEMÁTICAS QUE SÃO RELEVANTES PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO, COLETAMOS IMPORTANTES INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NOS MESMOS. E PROCURANDO IDENTIFICAR OS FATORES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA MINORIA DE MULHERES NAS ÁREAS RELACIONADAS A STEM E FAZENDO UMA SUCINTA DISCUSSÃO EM TORNO DESSAS PROBLEMÁTICAS, FOI POSSÍVEL COMPROVAR ATRAVÉS DE ACONTECIMENTOS VIVENCIADOS OU PRESENCIADOS PELOS PARTICIPANTES A OCORRÊNCIA DE ALGUNS DESSES FATORES EM DADO MOMENTO DE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. ISSO INDICA QUE A ESCOLHA DAS MULHERES EM SEGUIR NESSAS ÁREAS STEM ESTÁ ATRELADA AO RECEIO DE ENFRENTAR AS SITUAÇÕES RECORRENTES NAS MESMAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08: O lugar da mulher na Academia - construção e desconstrução de identidades"
    "palavra_chave" => "MULHERES EM STEM , LUTA POR IGUALDADE , DESIGUALDADE DE GENÊRO , INCENTIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD1_SA8_ID436_29072020123957.pdf"
    "created_at" => "2020-11-17 15:29:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELY INÁCIO GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "GALVÃO"
    "autor_email" => "danielyd46@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-coneil"
    "edicao_nome" => "Anais do I CONEIL"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/coneil/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fb3e68ada71b_17112020120442.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-17 10:33:45"
    "publicacao_id" => 70
    "publicacao_nome" => "Revista CONEIL"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-92-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de novembro de 2020

Resumo

DESIGUALDADES DE GÊNERO PODEM SER NOTADAS PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE EDUCACIONAL, COM DESTAQUE EM ÁREAS RELACIONADAS À STEM , A QUAL EXISTE A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA. DESENVOLVEMOS RODAS DE CONVERSA PARA DISCUTIR OS FATORES QUE INFLUENCIAM NO ACESSO, PERMANÊNCIA E AVANÇO DE MULHERES EM STEM. NOSSA HIPÓTESE É QUE ESSAS RODAS DE CONVERSAS CONTRIBUEM PARA DESMITIFICAR AS DESIGUALDADES DE GÊNERO AINDA RECORRENTE A FIM DE AUXILIAR AS MULHERES NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS EXISTENTES, INCENTIVANDO-AS NA ENTRADA E PERMANÊNCIA NAS ÁREAS DE STEM. MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE AS TEMÁTICAS QUE SÃO RELEVANTES PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO, COLETAMOS IMPORTANTES INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NOS MESMOS. E PROCURANDO IDENTIFICAR OS FATORES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA MINORIA DE MULHERES NAS ÁREAS RELACIONADAS A STEM E FAZENDO UMA SUCINTA DISCUSSÃO EM TORNO DESSAS PROBLEMÁTICAS, FOI POSSÍVEL COMPROVAR ATRAVÉS DE ACONTECIMENTOS VIVENCIADOS OU PRESENCIADOS PELOS PARTICIPANTES A OCORRÊNCIA DE ALGUNS DESSES FATORES EM DADO MOMENTO DE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. ISSO INDICA QUE A ESCOLHA DAS MULHERES EM SEGUIR NESSAS ÁREAS STEM ESTÁ ATRELADA AO RECEIO DE ENFRENTAR AS SITUAÇÕES RECORRENTES NAS MESMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.