Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 188
CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSINHO POPULAR EVANDRO LINS E SILVA UFPI-PARNAÍBA SOBRE A CLASSE INSECTA E SUA IMPORTÂNCIA AMBIENTAL.

Palavra-chaves: INSETOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A diversidade da biosfera é composta pelas mais variadas espécies, e todas elas desempenham seu papel específico na manutenção do equilíbrio terrestre. Entretanto, grande parte da população mantém a ideia de que animais como insetos são insignificantes, nojentos e vetores de doenças. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a concepção dos alunos do projeto de extensão da UFPI de Parnaíba, Cursinho Popular Evandro Lins e Silva, em relação aos insetos e seu vínculo com o meio ambiente. Realizou-se a partir de então uma intervenção por meio da Educação Ambiental, uma maneira viável de sensibilização, conhecimento e estímulo à preservação. Ocorreu a aplicação de um questionário inicial, três palestras de caráter dinâmico, as quais abordaram aspectos da morfofisiologia, diversidade e importância desse grupo de organismos, e após estas a aplicação de um questionário final. Percebeu-se diante da análise de ambos os questionamentos, que a falta de informação é o principal fator que leva a visão antropocêntrica de rejeição e associação de algo negativo à Classe Insecta, mas após a intervenção, o índice diminuiu consideravelmente. Este trabalho, portanto contribuiu para que os alunos, através Educação Ambiental, atuem como agentes transformadores da comunidade local e consequentemente do planeta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.