PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA COMO POLÍTICA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7849 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1963 "inscrito_id" => 33489 "titulo" => "PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA COMO POLÍTICA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da implementação do Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, vinculada à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), criada a partir do 2º semestre de 2011, como política institucional de incentivo a formação inicial à docência. Apresenta pesquisa avaliativa em andamento, desenvolvida pela Coordenação de Projetos Educacionais, que tem por objetivo levantar as expectativas e análises do desenvolvimento do Programa de Monitoria, elencadas pelos próprios monitores, período de 2011 a 2014. São utilizados os conceitos de saber e cotidianidade de Agnes Heller;formação inicial de Candau, Farias e Schneider, para fundamentação teórica, além das normativas previstas ao Programa da UFOPA. Metodologia adotada a partir de estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, aplicação de formulários semi-abertos,cujo objeto são as percepções acerca da monitoria para sua formação e análises dos monitores, diante os objetivos do Programa e seus Planos de Atividades, e as práticas diárias. Os sujeitos envolvidos, no momento foram 71 monitores atuantes da UFOPA, divididos entre as Unidades Acadêmicas da Instituição: Instituto de Ciências da Educação (17); Centro de Formação Interdisciplinar (09);Instituto de Ciências e Tecnologia da Águas (10); Instituto de Biodiversidade e Florestas (06 );Instituto de Engenharia e Geociências (25) e Instituto de Ciências da Sociedade (04). As informações iniciais foram obtidas através de questionários aplicados no período de outubro a dezembro de 2011. Os resultados preliminares demonstraram em sua maioria, que há um relacionamento positivo entre monitores, alunos e professores, fator determinante para o desempenho satisfatório das atividades realizadas cotidianamente pelos monitores. Na avaliação de 95% dos monitores, o programa tem contribuído na sua formação acadêmica. A limitação de espaços de orientação e para o desenvolvimento da monitoria com alunos monitorados foi destacada por 87% dos discentes. Outra dificuldade apresentada foi a necessidade de acervo bibliográfico para estudo e planejamento, cerca de 34%. O Programa de Monitoria da UFOPA, além de ter caráter remunerado, deve ser considerado pelas oportunidades de melhoria do currículo acadêmico, tanto de monitores como alunos monitorados. É perceptível que o Programa vem atingindo um dos seus principais objetivos, o de contribuir para o processo de formação graduada, no despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor com orientação docente, bem como estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas. Contudo, os resultados preliminares sobre a avaliação do Programa apontam a necessidade de momentos de formação destinada aos monitores, bem como momento de integração e socialização das experiências desenvolvidas. Outro indicador necessário para continuidade da pesquisa é o monitoramento dos resultados de aprovação e reprovação das turmas assistidas por monitores. Portanto, a monitoria se configura como programa institucional de incentivo à docência e que possibilita ampliação das relações sociais, pela aproximação, professores e alunos, bem como possibilidade de crescimento e amadurecimento pessoal e acadêmico dos futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, MONITORIA ACADÊMICA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_01_36_idinscrito_33489_d5f5782905ee369ad71790d6f1412616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MADMA LAINE COLARES GUALBERTO" "autor_nome_curto" => "MADMA" "autor_email" => "madma_laine@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7849 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1963 "inscrito_id" => 33489 "titulo" => "PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA COMO POLÍTICA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO INICIAL À DOCÊNCIA" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da implementação do Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, vinculada à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), criada a partir do 2º semestre de 2011, como política institucional de incentivo a formação inicial à docência. Apresenta pesquisa avaliativa em andamento, desenvolvida pela Coordenação de Projetos Educacionais, que tem por objetivo levantar as expectativas e análises do desenvolvimento do Programa de Monitoria, elencadas pelos próprios monitores, período de 2011 a 2014. São utilizados os conceitos de saber e cotidianidade de Agnes Heller;formação inicial de Candau, Farias e Schneider, para fundamentação teórica, além das normativas previstas ao Programa da UFOPA. Metodologia adotada a partir de estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, aplicação de formulários semi-abertos,cujo objeto são as percepções acerca da monitoria para sua formação e análises dos monitores, diante os objetivos do Programa e seus Planos de Atividades, e as práticas diárias. Os sujeitos envolvidos, no momento foram 71 monitores atuantes da UFOPA, divididos entre as Unidades Acadêmicas da Instituição: Instituto de Ciências da Educação (17); Centro de Formação Interdisciplinar (09);Instituto de Ciências e Tecnologia da Águas (10); Instituto de Biodiversidade e Florestas (06 );Instituto de Engenharia e Geociências (25) e Instituto de Ciências da Sociedade (04). As informações iniciais foram obtidas através de questionários aplicados no período de outubro a dezembro de 2011. Os resultados preliminares demonstraram em sua maioria, que há um relacionamento positivo entre monitores, alunos e professores, fator determinante para o desempenho satisfatório das atividades realizadas cotidianamente pelos monitores. Na avaliação de 95% dos monitores, o programa tem contribuído na sua formação acadêmica. A limitação de espaços de orientação e para o desenvolvimento da monitoria com alunos monitorados foi destacada por 87% dos discentes. Outra dificuldade apresentada foi a necessidade de acervo bibliográfico para estudo e planejamento, cerca de 34%. O Programa de Monitoria da UFOPA, além de ter caráter remunerado, deve ser considerado pelas oportunidades de melhoria do currículo acadêmico, tanto de monitores como alunos monitorados. É perceptível que o Programa vem atingindo um dos seus principais objetivos, o de contribuir para o processo de formação graduada, no despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor com orientação docente, bem como estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas. Contudo, os resultados preliminares sobre a avaliação do Programa apontam a necessidade de momentos de formação destinada aos monitores, bem como momento de integração e socialização das experiências desenvolvidas. Outro indicador necessário para continuidade da pesquisa é o monitoramento dos resultados de aprovação e reprovação das turmas assistidas por monitores. Portanto, a monitoria se configura como programa institucional de incentivo à docência e que possibilita ampliação das relações sociais, pela aproximação, professores e alunos, bem como possibilidade de crescimento e amadurecimento pessoal e acadêmico dos futuros professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, MONITORIA ACADÊMICA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_01_36_idinscrito_33489_d5f5782905ee369ad71790d6f1412616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MADMA LAINE COLARES GUALBERTO" "autor_nome_curto" => "MADMA" "autor_email" => "madma_laine@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }