UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONCEPÇÕES DE ENSINO, LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA A ELA ENTRELAÇADA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8020 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1606 "inscrito_id" => 3648 "titulo" => "UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONCEPÇÕES DE ENSINO, LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA A ELA ENTRELAÇADA" "resumo" => "Um dos conteúdos trabalhados no ensino fundamental e médio trata a respeito da Fotossíntese e seus aspectos metabólicos, considerando também que este conteúdo está diretamente relacionado a outros, como: Cadeia Alimentar, Fluxo de Energia, Alterações Climáticas entre outros. Nesta mesma fase escolar são trabalhados os tipos textuais e a relação com o gênero textual. Partindo de tais realidades, esse artigo tem a finalidade de trazer algumas considerações em torno da seguinte questão: Que contribuições o conhecimento das concepções de Linguagem e de ensino e o desenvolvimento da leitura e escrita podem fazer para favorecer um melhor desenvolvimento de uma aula interdisciplinar de Biologia e Português? A perspectiva metodológica deste trabalho procura trazer a reflexão realizada em aula, pela turma/2014 de Mestrandos do PPGFP a respeito da proposta didática apresentada, intitulada Dissertando sobre a Fotossíntese, cuja apresentação foi realizada na componente Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa. Essa reflexão levou em consideração os aspectos pedagógicos de uma proposta didática e o conhecimento específico sobre o processo da Fotossíntese, bem como as concepções de Linguagem, Ensino, Leitura e Escrita que serviram de embasamento para o desenvolvimento de tal proposta didática. Nos resultados e discussões apresentaremos um quadro-resumo da proposta didática, objetivo de analise e reflexão do referido artigo. Para efeito de discussão, são considerados os aspectos desenvolvidos e discutidos sobre a proposta didática e as concepções a ela relacionadas. Dentre outros aspectos concluímos com essa pesquisa que tais concepções traz um aporte teórico – metodológico que favorece um melhor desenvolvimento da aula, pois dá ao aluno uma real possibilidade de atuar efetivamente no desenvolvimento e aprimoramento de sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, PROPOSTA DIDÁTICA, BIOLOGIA E PORTUGUÊS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_10_25_52_idinscrito_3648_31b156f10e9ccc283ea6ff87f9a64b74.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDEILMA FERNANDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDEILMA" "autor_email" => "andeilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8020 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1606 "inscrito_id" => 3648 "titulo" => "UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CONCEPÇÕES DE ENSINO, LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA A ELA ENTRELAÇADA" "resumo" => "Um dos conteúdos trabalhados no ensino fundamental e médio trata a respeito da Fotossíntese e seus aspectos metabólicos, considerando também que este conteúdo está diretamente relacionado a outros, como: Cadeia Alimentar, Fluxo de Energia, Alterações Climáticas entre outros. Nesta mesma fase escolar são trabalhados os tipos textuais e a relação com o gênero textual. Partindo de tais realidades, esse artigo tem a finalidade de trazer algumas considerações em torno da seguinte questão: Que contribuições o conhecimento das concepções de Linguagem e de ensino e o desenvolvimento da leitura e escrita podem fazer para favorecer um melhor desenvolvimento de uma aula interdisciplinar de Biologia e Português? A perspectiva metodológica deste trabalho procura trazer a reflexão realizada em aula, pela turma/2014 de Mestrandos do PPGFP a respeito da proposta didática apresentada, intitulada Dissertando sobre a Fotossíntese, cuja apresentação foi realizada na componente Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa. Essa reflexão levou em consideração os aspectos pedagógicos de uma proposta didática e o conhecimento específico sobre o processo da Fotossíntese, bem como as concepções de Linguagem, Ensino, Leitura e Escrita que serviram de embasamento para o desenvolvimento de tal proposta didática. Nos resultados e discussões apresentaremos um quadro-resumo da proposta didática, objetivo de analise e reflexão do referido artigo. Para efeito de discussão, são considerados os aspectos desenvolvidos e discutidos sobre a proposta didática e as concepções a ela relacionadas. Dentre outros aspectos concluímos com essa pesquisa que tais concepções traz um aporte teórico – metodológico que favorece um melhor desenvolvimento da aula, pois dá ao aluno uma real possibilidade de atuar efetivamente no desenvolvimento e aprimoramento de sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, PROPOSTA DIDÁTICA, BIOLOGIA E PORTUGUÊS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_10_25_52_idinscrito_3648_31b156f10e9ccc283ea6ff87f9a64b74.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDEILMA FERNANDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDEILMA" "autor_email" => "andeilma@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }