INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB O TRABALHO COLABORATIVO NO OBEDUC/CAPES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7421 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1765 "titulo" => "INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB O TRABALHO COLABORATIVO NO OBEDUC/CAPES" "resumo" => "1.\tIntroduçãoA pesquisa em andamento integra o projeto OBEDUC, cujo olhar está direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. O OBEDUC revela-se como projeto em rede entre três instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Dentro desse panorama de investigação colaborativa, o presente trabalho pretende contribuir com os estudos relativos à robótica educacional no âmbito da educação matemática, permitindo que se discuta sobre o uso das tecnologias intelectuais como instrumento de mediação capaz de ampliar funções cognitivas e operações mentais no processo de construção do conhecimento, fato que pode permitir questionamentos ao que está posto na literatura, enriquecendo-a.2.\tMetodologia Foram organizados grupos colaborativos em escolas públicas envolvendo professores, alunos da graduação e pós-graduação e professores universitários, sob uma proposta para realização de uma prática de pesquisa colaborativa, na qual segundo Ibiapina (2008) tanto a produção de conhecimento quanto de desenvolvimento interativo da própria pesquisa, faz com que professores e pesquisadores produzam saberes compartilhando estratégias.Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação qualitativa, tendo em vista que os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objetivo de perceber aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem. Nessa perspectiva, acreditamos que esse tipo de investigação é o mais adequado para nosso estudo, considerando que pretendemos compreender como se dá o uso da robótica educacional no contexto da Educação Matemática. Além disso, pretendemos registrar o trabalho realizado com alunos e professores através de máquinas fotográficas e filmadoras, sistematizando e organizando todo o percurso da pesquisa via diário de pesquisa (BARBOSA, 2010).3.\tResultados e DiscussãoIniciamos o nosso trabalho refletindo o caráter epistemológico do uso da robótica na educação a partir de discussões em grupo sobre o livro A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática (PAPERT, 1999). Com o objetivo de compreendermos como se dá o Ensino da Matemática com o uso de artefatos robóticos, verificamos na base de dados da CAPES investigações concluídas sobre a presente temática, e em meio a seminários semanais pudemos debater os resultados dos respectivos trabalhos. Ao final de cada apresentação, também realizamos montagem e programações de robôs com base nos temas abordados. A partir destas experiências, verificamos a pluralidade de possibilidades didático/pedagógicas da robótica educacional para o desenvolvimento de aulas capazes de ampliar a produção de significados de diversos conceitos matemáticos.4.\tConclusãoEspera-se ao lado das instituições que compõem o projeto OBEDUC/CAPES: UFMS (Campo Grande e Corumbá), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió), com o alcance da realização da pesquisa proposta, sob a égide do trabalho colaborativo, contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica visando subsidiar futuros estudos sobre essa área de investigação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_07_2014_17_55_24_idinscrito_1765_c74417253a071e684531b1edc0afe089.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7421 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1765 "titulo" => "INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB O TRABALHO COLABORATIVO NO OBEDUC/CAPES" "resumo" => "1.\tIntroduçãoA pesquisa em andamento integra o projeto OBEDUC, cujo olhar está direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. O OBEDUC revela-se como projeto em rede entre três instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Dentro desse panorama de investigação colaborativa, o presente trabalho pretende contribuir com os estudos relativos à robótica educacional no âmbito da educação matemática, permitindo que se discuta sobre o uso das tecnologias intelectuais como instrumento de mediação capaz de ampliar funções cognitivas e operações mentais no processo de construção do conhecimento, fato que pode permitir questionamentos ao que está posto na literatura, enriquecendo-a.2.\tMetodologia Foram organizados grupos colaborativos em escolas públicas envolvendo professores, alunos da graduação e pós-graduação e professores universitários, sob uma proposta para realização de uma prática de pesquisa colaborativa, na qual segundo Ibiapina (2008) tanto a produção de conhecimento quanto de desenvolvimento interativo da própria pesquisa, faz com que professores e pesquisadores produzam saberes compartilhando estratégias.Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação qualitativa, tendo em vista que os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objetivo de perceber aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem. Nessa perspectiva, acreditamos que esse tipo de investigação é o mais adequado para nosso estudo, considerando que pretendemos compreender como se dá o uso da robótica educacional no contexto da Educação Matemática. Além disso, pretendemos registrar o trabalho realizado com alunos e professores através de máquinas fotográficas e filmadoras, sistematizando e organizando todo o percurso da pesquisa via diário de pesquisa (BARBOSA, 2010).3.\tResultados e DiscussãoIniciamos o nosso trabalho refletindo o caráter epistemológico do uso da robótica na educação a partir de discussões em grupo sobre o livro A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática (PAPERT, 1999). Com o objetivo de compreendermos como se dá o Ensino da Matemática com o uso de artefatos robóticos, verificamos na base de dados da CAPES investigações concluídas sobre a presente temática, e em meio a seminários semanais pudemos debater os resultados dos respectivos trabalhos. Ao final de cada apresentação, também realizamos montagem e programações de robôs com base nos temas abordados. A partir destas experiências, verificamos a pluralidade de possibilidades didático/pedagógicas da robótica educacional para o desenvolvimento de aulas capazes de ampliar a produção de significados de diversos conceitos matemáticos.4.\tConclusãoEspera-se ao lado das instituições que compõem o projeto OBEDUC/CAPES: UFMS (Campo Grande e Corumbá), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió), com o alcance da realização da pesquisa proposta, sob a égide do trabalho colaborativo, contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica visando subsidiar futuros estudos sobre essa área de investigação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_07_2014_17_55_24_idinscrito_1765_c74417253a071e684531b1edc0afe089.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }