AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
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Objetivos: Comentar o processo de avaliação delineado na Coletânea de Textos de Apoio, adotada na disciplina de Literatura Infantil e Juvenil, integrante da matriz curricular do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Metodologia: Desenvolve-se o estudo com base em pesquisa teórica e documental. Resultado e Discussão: A Lei 9.394/96 (BRASIL, 1996), em seu artigo 24º, afirma que a averiguação do rendimento escolar observará o critério da avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Essa orientação parece fundamentar o processo avaliativo da disciplina em foco, quando este se apresenta numa perspectiva processual, interventiva, qualificativa e dialógica. Para tanto, afere média mensal ao rendimento discente por meio de diferentes conteúdos, critérios, escores, instrumentos e momentos. Por exemplo, frequência, participação ativa em sala de aula, apresentações orais e autoavaliação, realizadas e aferidas diariamente com escore próprio e predefinido; produção escrita mensal em forma de teste ou de trabalho acadêmico. A autoavaliação, aplicada sistematicamente, pode ser compreendida a partir do pensamento de Hoffmann (2003), para quem a avaliação corresponde a um fazer instigante do professor, que provoca o aluno a pensar sobre as suas experiências de vida, (re)formular teorias, que o conduzam a umaprendizado criativo. No contexto da formação inicial de professores, como é o caso aqui estudado, por meio da autoavaliação e da avaliação do ensino-aprendizagem, como indicado na proposta em análise, o acadêmico desenvolve uma consciência de si e da realidade na qual interage, desenvolvendo, concomitantemente, sua criticidade, o que é muito importante para sua formação docente. 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