OS PORTFÓLIOS COMO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE MULTIDIMENSIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7730 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1461 "inscrito_id" => 32938 "titulo" => "OS PORTFÓLIOS COMO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE MULTIDIMENSIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "IntroduçãoOs portfólios como metodologia de formação docente trazem um exercício continuado e crítico de construção de conhecimento acerca dos saberes específicos da profissionalidade. Eles permitem a compreensão de dimensões formativas que ocorrem intrinsecamente à construção do portfólio e que, estando presentes no ambiente de trabalho, necessitam ser sistematizados e evidenciados na proposta formativa. A formação docente em serviço deve evidenciar as diversas dimensões que contribuem para o desenvolvimento profissional e construção da identidade docente em uma articulação dinâmica e coerente. O currículo, a didática, o projeto político pedagógico, a cultura escolar, os conhecimentos gerados no cotidiano da sala de aula, a reflexão sobre a prática, o movimento teoria-prática, a avaliação, o compromisso ético e político com a educação, as experiências culturais, os princípios gerais adotados pela secretaria de educação são dimensões de formação docente que, analisadas numa perspectiva sincrônica e dialética, promovem direção e intenção ao processo formativo. A conscientização das especificidades de cada dimensão da formação, de sua interação e coocorrência conduz o professor a uma formação integral. Objetivo A pesquisa tem por objetivo utilizar-se da metodologia de portfólios na formação continuada em serviço a fim de proporcionar ao professor da rede pública de ensino desenvolvimento profissional em múltiplas dimensões, sincronicamente entrelaçadas, permitindo uma trajetória profissional e envolvendo o professor como co-pesquisador.MetodologiaA pesquisa qualitativa, realizada no espaço de formação de uma escola pública da rede municipal de ensino em São Paulo, utiliza-se dos seguintes procedimentos metodológicos: construção de portfólios de formação docente contendo histórias de vida, narrativas da trajetória profissional, projeto político-pedagógico; análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação sobre formação docente em serviço; e entrevista com os professores e coordenadores envolvidos na pesquisa.Resultados Os resultados mostram a construção de uma trajetória profissional que se desenvolve na instituição escolar. A identidade profissional se consolida com a compreensão das múltiplas dimensões abordadas na elaboração dos portfólios de formação docente. Evidencia-se também um trabalho colaborativo em que professores e coordenadores interagem concretizando projetos pessoais e institucionais. ConclusãoA metodologia de portfólios na formação docente em serviço conscientiza o professor da coocorrência e relações dialéticas das dimensões formativas. Ao se estabelecer intenção, direção, reflexão e continuidade na gestão da própria formação contribui-se para o desenvolvimento profissional docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PORTFÓLIOS DE FORMAÇÃO,, DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_17_25_14_idinscrito_32938_6cce62f13f64404910a576bc704b1b07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DA SILVA MELO VALIANTE" "autor_nome_curto" => "DÉBORA VALIANTE" "autor_email" => "debora@valiante.info" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7730 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1461 "inscrito_id" => 32938 "titulo" => "OS PORTFÓLIOS COMO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE MULTIDIMENSIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "IntroduçãoOs portfólios como metodologia de formação docente trazem um exercício continuado e crítico de construção de conhecimento acerca dos saberes específicos da profissionalidade. Eles permitem a compreensão de dimensões formativas que ocorrem intrinsecamente à construção do portfólio e que, estando presentes no ambiente de trabalho, necessitam ser sistematizados e evidenciados na proposta formativa. A formação docente em serviço deve evidenciar as diversas dimensões que contribuem para o desenvolvimento profissional e construção da identidade docente em uma articulação dinâmica e coerente. O currículo, a didática, o projeto político pedagógico, a cultura escolar, os conhecimentos gerados no cotidiano da sala de aula, a reflexão sobre a prática, o movimento teoria-prática, a avaliação, o compromisso ético e político com a educação, as experiências culturais, os princípios gerais adotados pela secretaria de educação são dimensões de formação docente que, analisadas numa perspectiva sincrônica e dialética, promovem direção e intenção ao processo formativo. A conscientização das especificidades de cada dimensão da formação, de sua interação e coocorrência conduz o professor a uma formação integral. Objetivo A pesquisa tem por objetivo utilizar-se da metodologia de portfólios na formação continuada em serviço a fim de proporcionar ao professor da rede pública de ensino desenvolvimento profissional em múltiplas dimensões, sincronicamente entrelaçadas, permitindo uma trajetória profissional e envolvendo o professor como co-pesquisador.MetodologiaA pesquisa qualitativa, realizada no espaço de formação de uma escola pública da rede municipal de ensino em São Paulo, utiliza-se dos seguintes procedimentos metodológicos: construção de portfólios de formação docente contendo histórias de vida, narrativas da trajetória profissional, projeto político-pedagógico; análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação sobre formação docente em serviço; e entrevista com os professores e coordenadores envolvidos na pesquisa.Resultados Os resultados mostram a construção de uma trajetória profissional que se desenvolve na instituição escolar. A identidade profissional se consolida com a compreensão das múltiplas dimensões abordadas na elaboração dos portfólios de formação docente. Evidencia-se também um trabalho colaborativo em que professores e coordenadores interagem concretizando projetos pessoais e institucionais. ConclusãoA metodologia de portfólios na formação docente em serviço conscientiza o professor da coocorrência e relações dialéticas das dimensões formativas. Ao se estabelecer intenção, direção, reflexão e continuidade na gestão da própria formação contribui-se para o desenvolvimento profissional docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PORTFÓLIOS DE FORMAÇÃO,, DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_08_2014_17_25_14_idinscrito_32938_6cce62f13f64404910a576bc704b1b07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DA SILVA MELO VALIANTE" "autor_nome_curto" => "DÉBORA VALIANTE" "autor_email" => "debora@valiante.info" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }