UM BAILE LITERÁRIO NA SALA DE AULA: VALSANDO NAS LINHAS DO CONTO “POMBA ENAMORADA OU UMA HISTÓRIA DE AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7994 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1202 "inscrito_id" => 5065 "titulo" => "UM BAILE LITERÁRIO NA SALA DE AULA: VALSANDO NAS LINHAS DO CONTO “POMBA ENAMORADA OU UMA HISTÓRIA DE AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES" "resumo" => "Pensando em práticas de leitura que desperte desejo e conhecimento, o trabalho aqui apresentado, vinculado ao projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”, desenvolvido no campus VI da UEPB, pretende refletir o ganho e a sedução do texto literário em escolas do ensino médio, apresentando uma proposta de trabalho com o conto “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles, escolhido entre os contos trabalhados na aplicação da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor” em uma turma do ensino médio, por possibilitar saborear a temática do “amor”, suas fusões e desencantos, levando a uma discussão que faz parte do universo do estudante, mexendo com seus sentimentos e possibilitando uma maior identificação com os textos e por despertar o anseio a uma efetiva experiência com o texto literário, transportando a escola a um espaço de formação de leitores-sujeitos, produtivos e reflexivos. Por sua prática humanizador e ser um fazer da mente humana, a literatura colabora com o leitor em sua relação com o mundo produto de sua ação. Considerando que o ser humano está imerso em um mundo feito de leitura e escrita do início ao fim de sua vida requer cada dia mais uma habilidade destas para atuar nas práticas sociais. Somente em contato íntimo com o texto literário o leitor pode se descobrir e intervir. Seguimos, neste estudo, os postulados teóricos de Cosson (2006; 2013), Dalvi (2013) e Cândido (2004)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE LEITURA, CONTO, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_51_11_idinscrito_5065_a1fe050497c510769deef2af981a6ccf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRLA CÁSSIA XAVIER SILVA" "autor_nome_curto" => "AIRLA XAVIER" "autor_email" => "cassia_airla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7994 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1202 "inscrito_id" => 5065 "titulo" => "UM BAILE LITERÁRIO NA SALA DE AULA: VALSANDO NAS LINHAS DO CONTO “POMBA ENAMORADA OU UMA HISTÓRIA DE AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES" "resumo" => "Pensando em práticas de leitura que desperte desejo e conhecimento, o trabalho aqui apresentado, vinculado ao projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”, desenvolvido no campus VI da UEPB, pretende refletir o ganho e a sedução do texto literário em escolas do ensino médio, apresentando uma proposta de trabalho com o conto “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles, escolhido entre os contos trabalhados na aplicação da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor” em uma turma do ensino médio, por possibilitar saborear a temática do “amor”, suas fusões e desencantos, levando a uma discussão que faz parte do universo do estudante, mexendo com seus sentimentos e possibilitando uma maior identificação com os textos e por despertar o anseio a uma efetiva experiência com o texto literário, transportando a escola a um espaço de formação de leitores-sujeitos, produtivos e reflexivos. Por sua prática humanizador e ser um fazer da mente humana, a literatura colabora com o leitor em sua relação com o mundo produto de sua ação. Considerando que o ser humano está imerso em um mundo feito de leitura e escrita do início ao fim de sua vida requer cada dia mais uma habilidade destas para atuar nas práticas sociais. Somente em contato íntimo com o texto literário o leitor pode se descobrir e intervir. Seguimos, neste estudo, os postulados teóricos de Cosson (2006; 2013), Dalvi (2013) e Cândido (2004)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE LEITURA, CONTO, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_21_51_11_idinscrito_5065_a1fe050497c510769deef2af981a6ccf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRLA CÁSSIA XAVIER SILVA" "autor_nome_curto" => "AIRLA XAVIER" "autor_email" => "cassia_airla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }