JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7431 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1403 "inscrito_id" => 756 "titulo" => "JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo, fruto de pesquisas e atuações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, traz discussões acerca da contribuição de novas metodologias de ensino do Sistema de Escrita Alfabética – SEA, para um aprendizado mais profícuo dos instrumentos e habilidades de leitura e escrita. Este pesquisa teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas no ensino do SEA de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental a partir da proposição de jogos fonológicos e sequências de atividades lúdicas, estabelecendo possíveis relações entre tais metodologias de ensino e os níveis de consciência fonológica e da psicogênese da língua escrita dos educandos antes e depois das intervenções realizadas na turma. Este estudo configurou-se numa pesquisa-ação, de cunho qualitativo, em uma turma de primeiro ano do primeiro ciclo de uma escola municipal de Garanhuns-PE, contendo vinte e um alunos, a partir do desenvolvimento de duas diagnoses, relacionadas à consciência fonológica, bem como à correspondência grafofônica, além da proposta do trabalho com jogos alfabéticos e atividades lúdicas que visassem o estudo do extrato sonoro das palavras. Os resultados demonstraram um aprendizado mais lúdico e reflexivo por parte dos discentes que passaram a pensar sobre como a escrita nota e a articular as práticas sociais aos objetivos escolares envolvidos nesta intervenção, de modo que passou a perceber-se a língua enquanto instrumento de comunicação, mas, além disso, assume papel de objeto de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, JOGOS FONOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_08_54_00_idinscrito_756_e239b183c690a601b64a65fe4b427fc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RAFAELA LIMA E SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "alyne_rafaella@yahoo.com." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7431 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1403 "inscrito_id" => 756 "titulo" => "JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo, fruto de pesquisas e atuações no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, traz discussões acerca da contribuição de novas metodologias de ensino do Sistema de Escrita Alfabética – SEA, para um aprendizado mais profícuo dos instrumentos e habilidades de leitura e escrita. Este pesquisa teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas no ensino do SEA de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental a partir da proposição de jogos fonológicos e sequências de atividades lúdicas, estabelecendo possíveis relações entre tais metodologias de ensino e os níveis de consciência fonológica e da psicogênese da língua escrita dos educandos antes e depois das intervenções realizadas na turma. Este estudo configurou-se numa pesquisa-ação, de cunho qualitativo, em uma turma de primeiro ano do primeiro ciclo de uma escola municipal de Garanhuns-PE, contendo vinte e um alunos, a partir do desenvolvimento de duas diagnoses, relacionadas à consciência fonológica, bem como à correspondência grafofônica, além da proposta do trabalho com jogos alfabéticos e atividades lúdicas que visassem o estudo do extrato sonoro das palavras. Os resultados demonstraram um aprendizado mais lúdico e reflexivo por parte dos discentes que passaram a pensar sobre como a escrita nota e a articular as práticas sociais aos objetivos escolares envolvidos nesta intervenção, de modo que passou a perceber-se a língua enquanto instrumento de comunicação, mas, além disso, assume papel de objeto de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, JOGOS FONOLÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_08_54_00_idinscrito_756_e239b183c690a601b64a65fe4b427fc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RAFAELA LIMA E SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "alyne_rafaella@yahoo.com." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }