Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALAVRAS QUE NOS REPRESENTAM: IDENTIDADES TECIDAS NO ENSINO DE LITERATURA POTIGUAR

Palavra-chaves: LITERATURA POTIGUAR, IDENTIDADE, ENSINO Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O trabalho em questão tem como escopo a reflexão em torno das relações entre formação humana, identidade e ensino a partir do texto literário em espaços escolares. O objeto de discussão é a literatura potiguar, preâmbulo de significação dos sujeitos norte-rio-grandenses dentro das suas realidades e de ressignificação da cultura e da memória populares nos contextos de produção e circulação dessa literatura. Para essa leitura da palavra potiguar, valemo-nos das contribuições de Cosson (2006; 2010), Candido (2007), Pinheiro (2007), Matias-Ribeiro (2011), entre outros. O que se espera é diversidade no que concernir às leituras do que ora escrevemos, todavia sem distanciarmo-nos da perspectiva que adotamos aqui: a de que a literatura é, por essência, humanizadora, (trans) formadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.