DIVERSIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DOS NOVOS MODELOS DE ESTRUTURAS FAMILIARES NO ÂMBITO ESCOLAR.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7105 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1718 "inscrito_id" => 33123 "titulo" => "DIVERSIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DOS NOVOS MODELOS DE ESTRUTURAS FAMILIARES NO ÂMBITO ESCOLAR." "resumo" => "O estudo tem como abordagem, analisar o posicionamento da escola em relação ao surgimento de novos modelos de família. Escola e família, uma parceria fundamental para que o processo de aprendizagem do aluno seja realizado com sucesso. Nesta perspectiva, destacaremos a importância do posicionamento da escola em compreender as diferentes formações de estruturas familiares constituídas na sociedade moderna. Mediante o interesse de nos aprofundarmos sobre essa temática, procuramos através de pesquisas bibliográficas, como LOURO (2008), SANTOS (2000), PAROLIN (2007), XAVIER (2002), um melhor entendimento para que o estudo seja concluído com satisfação e clareza. A partir das leituras realizadas, observamos o quanto é importante à existência das práticas educativas e como o currículo escolar deve priorizar os princípios da abordagem da sexualidade e diversidade de gênero. As escolas e os profissionais devem ser preparados e capacitados para situações que envolvam devidas abordagens. Um exemplo que temos é a temática da sexualidade, que está presente em meios de comunicação, músicas, nas relações familiares e discussões sociais. Cabendo a escola o compromisso de promover uma educação democrática e inclusiva, sem preconceitos nem discriminações. A relação escola/família é um assunto que deve ser tratados pelos educadores com sua devida importância, pois, trata-se da educação de crianças e jovens. Apesar de ser uma questão delicada o referencial de núcleo familiar possui uma configuração amplamente diversificada, portanto, hoje, o termo família é constituído por vários conceitos aos quais devem ser respeitados, deixando de lado a visão de que a família continua tendo a configuração do antigo modelo nuclear, passando então a direcionar o olhar para a realidade em que, família é constituída por sistemas de relações sem paradigmas. Independente da estrutura familiar, a escola deverá sempre proporcionar aos seus alunos um ambiente de respeito mútuo, aceitando e respeitando as suas particularidades. Sabendo-se que escola e família possuem os mesmos objetivos que é proporcionar ao educando o seu desenvolvimento em todos os aspectos e sucesso na sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_31_52_idinscrito_33123_a7930661bb69442bf1bd848c16c6a035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLANE GARCIA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ERLANE GARCIA" "autor_email" => "erlanegferraz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7105 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1718 "inscrito_id" => 33123 "titulo" => "DIVERSIDADE DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DOS NOVOS MODELOS DE ESTRUTURAS FAMILIARES NO ÂMBITO ESCOLAR." "resumo" => "O estudo tem como abordagem, analisar o posicionamento da escola em relação ao surgimento de novos modelos de família. Escola e família, uma parceria fundamental para que o processo de aprendizagem do aluno seja realizado com sucesso. Nesta perspectiva, destacaremos a importância do posicionamento da escola em compreender as diferentes formações de estruturas familiares constituídas na sociedade moderna. Mediante o interesse de nos aprofundarmos sobre essa temática, procuramos através de pesquisas bibliográficas, como LOURO (2008), SANTOS (2000), PAROLIN (2007), XAVIER (2002), um melhor entendimento para que o estudo seja concluído com satisfação e clareza. A partir das leituras realizadas, observamos o quanto é importante à existência das práticas educativas e como o currículo escolar deve priorizar os princípios da abordagem da sexualidade e diversidade de gênero. As escolas e os profissionais devem ser preparados e capacitados para situações que envolvam devidas abordagens. Um exemplo que temos é a temática da sexualidade, que está presente em meios de comunicação, músicas, nas relações familiares e discussões sociais. Cabendo a escola o compromisso de promover uma educação democrática e inclusiva, sem preconceitos nem discriminações. A relação escola/família é um assunto que deve ser tratados pelos educadores com sua devida importância, pois, trata-se da educação de crianças e jovens. Apesar de ser uma questão delicada o referencial de núcleo familiar possui uma configuração amplamente diversificada, portanto, hoje, o termo família é constituído por vários conceitos aos quais devem ser respeitados, deixando de lado a visão de que a família continua tendo a configuração do antigo modelo nuclear, passando então a direcionar o olhar para a realidade em que, família é constituída por sistemas de relações sem paradigmas. Independente da estrutura familiar, a escola deverá sempre proporcionar aos seus alunos um ambiente de respeito mútuo, aceitando e respeitando as suas particularidades. Sabendo-se que escola e família possuem os mesmos objetivos que é proporcionar ao educando o seu desenvolvimento em todos os aspectos e sucesso na sua aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, DIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_31_52_idinscrito_33123_a7930661bb69442bf1bd848c16c6a035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERLANE GARCIA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ERLANE GARCIA" "autor_email" => "erlanegferraz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }