AS MASCOTES SÃO MUITO APRECIADAS EM DIVERSOS SEGMENTOS POIS CONTRIBUEM PARA OFERECER UMA RECEPÇÃO CALOROSA E PROMOVER A IDENTIFICAÇÃO DAS PESSOAS COM A PROPOSTA DO PROJETO OU EMPREENDIMENTO. O TRABALHO OBJETIVA DESCREVER A CRIAÇÃO DAS MASCOTES QUE COMPÕEM O PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG E O PROGRAMA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O CARIRI (PASCAR), AÇÕES EXTENSIONISTAS DE POPULARIZAÇÃO DO SOLO, ALOCADAS NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE EM SUMÉ (PB). A CRIAÇÃO DAS MASCOTES FEZ PARTE DE UM CONCURSO COM ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE SUMÉ E DE UMA SELEÇÃO INTERNA NO GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO EM SOLOS DO CAMPUS. A PROPOSTA RESULTOU NA CRIAÇÃO DE DUAS MASCOTES: A DO PASCAR FOI DESENHADA POR UMA ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO, REPRESENTANDO UMA MINHOCA CARACTERIZADA COMO PERSONAGEM TÍPICO DO CARIRI, COM SEU TRAJE DE SERTANEJO, CUJO NOME FOI IDEALIZADO POR OUTRA ESTUDANTE. JÁ A MASCOTE DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG FOI IDEALIZADA POR UM BOLSISTA DO PROJETO TENDO POR BASE O PERFIL DO LUVISSOLO, SOLO CARACTERÍSTICO DA REGIÃO CARIRIZEIRA DO ESTADO DA PARAÍBA, DESCRITO NO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS. APÓS A CRIAÇÃO AS MASCOTES RECEBERAM NOMES E PASSARAM A SER USADAS EM POSTERS, PAINÉIS E EXPOSITORES, COMPONDO PUBLICAÇÕES, SENDO TRANSFORMADAS EM FANTOCHE, COMO PERSONAGENS DO TEATRINHO DO SOLO, FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG QUE DIALOGA SOBRE CONSERVAÇÃO, FERTILIDADE DO SOLO E AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS E COMUNIDADES RURAIS.