AO LONGO DA VIDA ESTUDANTIL O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NÃO ACONTECE EM UM ÚNICO MOMENTO, MAS DE FORMA GRADATIVA. OBSERVA-SE QUE AO LONGO DO REFERIDO PROCESSO O ALUNO CONSTRÓI E RECONSTRÓI HIPÓTESES, PASSANDO POR VÁRIAS ETAPAS IMPORTANTES A FIM DE APRENDER A ESCREVER CONFORME A NORMA PADRÃO DA LÍNGUA. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS MARCAS DA ORALIDADE TRANSCRITAS NOS TEXTOS DOS ALUNOS DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO PROCEDER COM INTERVENÇÕES, POR MEIO DAS OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL, A FIM DE AMENIZA-LAS.
PARA ISSO, FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EXPLORANDO O PROCESSO DA REESCRITA COLETIVA. DOS DEZESSEIS PARTICIPANTES, TRÊS DELES FORAM ESCOLHIDOS PARA COMPOR AS ANÁLISES DESTA PESQUISA, VISTO QUE SEUS TEXTOS SE DESTACARAM POR APRESENTAR MUITAS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA. A BASE TEÓRICA É COMPOSTA POR ESTUDOS QUE TRATAM DA RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA, COMO MARCUSHI (2007), BORTONI-RICARDO (2005), ALÉM DE ROJO (2004), KOCH (2010) E SOARES (2006) QUE REFLETEM SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA. DESSE MODO, ESTA PESQUISA PROPORCIONOU A AMPLIAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA, ESPECIFICAMENTE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA, APONTANDO A REESCRITA TEXTUAL COLETIVA COMO UMA EFICIENTE FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DOS ALUNOS DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO DO IFPI CAMPUS PAULISTANA.