O TEXTO DESTE ARTIGO É PARTE CONSTITUINTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO” DO MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, QUE TEM COMO AUTORA A MESMA DESTE ARTIGO. A DISSERTAÇÃO MENCIONADA, SE PROPÔS A ESTUDAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA REALIZADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, NO RECORTE TEMPORAL DE 2007 A 2017. ESTE ARTIGO OBJETIVA EXPLICITAR A BUSCA EMPREENDIDA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO SÍTIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, QUE INSERIDA NA DISSERTAÇÃO MENCIONADA, PERSCRUTOU SE O TRABALHO PROPOSTO EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU SE APRESENTAVA INÉDITO EM SUA TEMÁTICA. A METODOLOGIA DA PESQUISA SE REALIZOU SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EMPENHAMOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA O ESTUDO DE CASO E REALIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A PROPOSIÇÃO DESTA PESQUISA APRESENTOU RELEVÂNCIA NO SENTIDO DE SUBSIDIAR A DISSERTAÇÃO REPORTADA, CONTRIBUINDO DE FORMA AMPLA, PARA O CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DE MODO PARTICULAR, PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. CONCLUÍMOS QUE O OBJETO DE ESTUDO, FOCO DA DISSERTAÇÃO SUPRACITADA, TOMANDO-SE POR BASE OS OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS, APRESENTOU-SE INÉDITO, O QUE JUSTIFICOU OS ESFORÇOS EMPENHADOS EM SUA EXECUÇÃO.