A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TORNA-SE UM DESAFIO CONSTANTE A CADA ANO, COM TAXAS DE MATRÍCULAS DIMINUINDO E ÍNDICES DE REPROVAÇÃO E ABANDONO CRESCENTE, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR REFLITA SOBRE OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, MAS NÃO APENAS O PROFESSOR, O GESTOR E A COMUNIDADE ESCOLAR DEVEM TRAZER PARA SI A RESPONSABILIDADE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, TORNANDO A AVALIAÇÃO UM PROCESSO MAIS HUMANO E CONSIGA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS PARA QUE TODOS POSSAM VER ÍNDICES E METAS SENDO ALCANÇADAS NA EJA, TORNANDO O ENSINO COM SIGNIFICADO PARA O ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DA JOVENS E ADULTOS. A GESTÃO ESCOLAR, NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA, TEM CARACTERÍSTICAS E EXIGÊNCIAS PRÓPRIAS. PARA EFETIVA-LA, DEVEM-SE OBSERVAR PROCEDIMENTOS QUE PROMOVAM O ENVOLVIMENTO, O COMPROMETIMENTO E A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA ESCOLA, DESCENTRALIZANDO AS TOMADAS DE DECISÃO, DIVIDINDO RESPONSABILIDADE, ATINGINDO UM OBJETIVO ESPECIFICO: PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.