Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/AS EM EXERCÍCIO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PARFOR, MEMÓRIAS, FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68857
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2685
    "inscrito_id" => 2679
    "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/AS EM EXERCÍCIO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DEBRUÇA-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ARTICULAÇÃO COM AS TRAJETÓRIAS DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO, PARTINDO DESTES SUJEITOS ENVOLVIDOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO PROCESSO. OBJETIVA, PORTANTO, COMPREENDER COMO FORAM CONSTITUÍDAS AS TRAJETÓRIAS DESTES SUJEITOS A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS, NO INTUITO DE PERCEBER COMO ESTAS ATRAVESSARAM A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO ESCOLHEMOS TRILHAR PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA BUSCANDO NAS MEMÓRIAS CONHECER O CONTEXTO VIVIDO PELOS SUJEITOS EM SEU PROCESSO DE VIDA-FORMAÇÃO, A FIM DE MERGULHAR NAS SUAS HISTÓRIAS PARA CONHECER TODO O PROCESSO VIVENCIADO NA INFÂNCIA E NAS RELAÇÕES COM A ESCOLA. DIVIDIDO EM QUATRO PARTES E RESPALDADO NOS ESTUDOS DE KENSKI (1994), BOSI (1994), THOMPSON (1992), CATANI (1997), SOUZA (2006) E CHIZZOTI (1991), O ARTIGO TRAZ INICIALMENTE UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA, EM SEGUIDA DISCUTE À LUZ DAS TEORIAS ATUAIS A TRÍADE HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA LOGO DEPOIS, COM UM VIÉS NO CAMPO EMPÍRICO, APRESENTAR OS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E PARA NÃO CONCLUIR, MAS ABRIR NOVAS REFLEXÕES, APRESENTA NARRATIVAS QUE RESPALDAM AS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO DEIXAMOS NOSSAS MARCAS, REGISTRANDO PENSAMENTOS, SONHOS E DESEJOS CONSTRUÍDOS NO CAMINHAR. ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS REVIVEMOS E RECONFIGURAMOS O NOSSO FAZER, POIS SÃO ELES A EXTENSÃO DA NOSSA AÇÃO, DO NOSSO MOVIMENTO DO FAZER/CONSTRUIR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PARFOR, MEMÓRIAS, FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2679_01102020212311.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "DE ANDRADE"
    "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68857
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2685
    "inscrito_id" => 2679
    "titulo" => "MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/AS EM EXERCÍCIO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DEBRUÇA-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ARTICULAÇÃO COM AS TRAJETÓRIAS DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO, PARTINDO DESTES SUJEITOS ENVOLVIDOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO PROCESSO. OBJETIVA, PORTANTO, COMPREENDER COMO FORAM CONSTITUÍDAS AS TRAJETÓRIAS DESTES SUJEITOS A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS, NO INTUITO DE PERCEBER COMO ESTAS ATRAVESSARAM A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO ESCOLHEMOS TRILHAR PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA BUSCANDO NAS MEMÓRIAS CONHECER O CONTEXTO VIVIDO PELOS SUJEITOS EM SEU PROCESSO DE VIDA-FORMAÇÃO, A FIM DE MERGULHAR NAS SUAS HISTÓRIAS PARA CONHECER TODO O PROCESSO VIVENCIADO NA INFÂNCIA E NAS RELAÇÕES COM A ESCOLA. DIVIDIDO EM QUATRO PARTES E RESPALDADO NOS ESTUDOS DE KENSKI (1994), BOSI (1994), THOMPSON (1992), CATANI (1997), SOUZA (2006) E CHIZZOTI (1991), O ARTIGO TRAZ INICIALMENTE UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA, EM SEGUIDA DISCUTE À LUZ DAS TEORIAS ATUAIS A TRÍADE HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA LOGO DEPOIS, COM UM VIÉS NO CAMPO EMPÍRICO, APRESENTAR OS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E PARA NÃO CONCLUIR, MAS ABRIR NOVAS REFLEXÕES, APRESENTA NARRATIVAS QUE RESPALDAM AS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO DEIXAMOS NOSSAS MARCAS, REGISTRANDO PENSAMENTOS, SONHOS E DESEJOS CONSTRUÍDOS NO CAMINHAR. ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS REVIVEMOS E RECONFIGURAMOS O NOSSO FAZER, POIS SÃO ELES A EXTENSÃO DA NOSSA AÇÃO, DO NOSSO MOVIMENTO DO FAZER/CONSTRUIR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PARFOR, MEMÓRIAS, FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2679_01102020212311.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "DE ANDRADE"
    "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO DEBRUÇA-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM EFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ARTICULAÇÃO COM AS TRAJETÓRIAS DE VIDA/ESCOLARIZAÇÃO, PARTINDO DESTES SUJEITOS ENVOLVIDOS COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS DO PROCESSO. OBJETIVA, PORTANTO, COMPREENDER COMO FORAM CONSTITUÍDAS AS TRAJETÓRIAS DESTES SUJEITOS A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS, NO INTUITO DE PERCEBER COMO ESTAS ATRAVESSARAM A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TANTO ESCOLHEMOS TRILHAR PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA BUSCANDO NAS MEMÓRIAS CONHECER O CONTEXTO VIVIDO PELOS SUJEITOS EM SEU PROCESSO DE VIDA-FORMAÇÃO, A FIM DE MERGULHAR NAS SUAS HISTÓRIAS PARA CONHECER TODO O PROCESSO VIVENCIADO NA INFÂNCIA E NAS RELAÇÕES COM A ESCOLA. DIVIDIDO EM QUATRO PARTES E RESPALDADO NOS ESTUDOS DE KENSKI (1994), BOSI (1994), THOMPSON (1992), CATANI (1997), SOUZA (2006) E CHIZZOTI (1991), O ARTIGO TRAZ INICIALMENTE UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA, EM SEGUIDA DISCUTE À LUZ DAS TEORIAS ATUAIS A TRÍADE HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, PARA LOGO DEPOIS, COM UM VIÉS NO CAMPO EMPÍRICO, APRESENTAR OS FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E PARA NÃO CONCLUIR, MAS ABRIR NOVAS REFLEXÕES, APRESENTA NARRATIVAS QUE RESPALDAM AS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES EM SERVIÇO. OS RESULTADOS INDICAM QUE NO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO DEIXAMOS NOSSAS MARCAS, REGISTRANDO PENSAMENTOS, SONHOS E DESEJOS CONSTRUÍDOS NO CAMINHAR. ATRAVÉS DAS MEMÓRIAS REVIVEMOS E RECONFIGURAMOS O NOSSO FAZER, POIS SÃO ELES A EXTENSÃO DA NOSSA AÇÃO, DO NOSSO MOVIMENTO DO FAZER/CONSTRUIR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.