ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O QUE É O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) A PARTIR DA ANÁLISE DE UM ESTUDO DE CASO QUE TEM COMO BASE O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DAS AUTORAS DESTE ARTIGO. PARA TANTO, BUSCAMOS FAZER UMA ANÁLISE CONCEITUAL E CONJECTURAL DO TDAH, DISCUTIMOS SOBRE A QUESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR, ASSIM COMO DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EFETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM TDAH. A ESCOLA, POR VEZES NÃO ESTÁ PREPARADA PARA PROMOVER A INCLUSÃO, ENTRE OS CASOS MAIS EVIDENTES DESTE FATO É A QUESTÃO DO TRATAMENTO DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TDAH QUE POR FALTA DE UMA FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO POR PARTE DOS GESTORES E DOCENTES, SÃO TRATADAS DE MANEIRA INADEQUADA. O RELATO NOS MOSTRA OS DESAFIOS DE UMA EDUCADORA PARA LIDAR COM UMA CRIANÇA QUE FOI DIAGNOSTICADA E A ESCOLA NÃO DEU O TRATAMENTO NECESSÁRIO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO. DIANTE DESSE CONTEXTO, BUSCAMOS CONTRIBUIR PARA UM NOVO OLHAR SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH NA ESCOLA, A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE A (IN) FORMAÇÃO PODE ACABAR COM A IGNORÂNCIA QUE PERMEIA O ESPAÇO ESCOLAR COM RELAÇÃO A ESSE TRANSTORNO.