AS LEGISLAÇÕES VIGENTES PRESCREVEM A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA A SER IMPLANTADA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLAS. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SINALIZA OS PERCURSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EXPRESSA EM DUAS COMPETÊNCIAS GERAIS OS DIREITOS HUMANOS, ASSIM, ELES DEVEM SER TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ILUSTRAR COMO A EDH VEM SENDO TRATADA NO PAÍS, A PRESENTE PESQUISA LEVANTOU, NO BANCO DE DADOS DA CAPES, TODOS OS TRABALHOS VOLTADOS AO TEMA, DENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018. FORAM ENCONTRADOS 22 TRABALHOS, OS QUAIS, EM SUA MAIORIA, SÃO VOLTADOS À QUESTÃO TEÓRICA E À FIGURA DOS DOCENTES. FALTAM TRABALHOS QUE ABORDEM AS APRENDIZAGENS DOS DISCENTES, BEM COMO QUE ESCLAREÇAM PRÁTICAS POSSÍVEIS PARA À EFETIVAÇÃO DESSA EDUCAÇÃO DENTRO DAS UNIDADES ESCOLARES. PARA IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES E CONSIDERAÇÕES DE EDH APRESENTADAS POR ESSES TRABALHOS, OS SEUS RESPECTIVOS RESUMOS FORAM PROCESSADOS NO SOFTWARE IRAMUTEQ, GERANDO INFORMAÇÕES QUE FORAM ANALISADAS SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. APESAR DAS PESQUISAS LEVANTADAS APONTAREM UM CRESCENTE INTERESSE PELO TEMA AO LONGO DOS ANOS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE ESSES TRABALHOS EXTRAPOLEM CONCEITOS NORMATIVOS E TEÓRICOS DIRECIONADOS À FIGURA DO DOCENTE E TRATEM DAS APRENDIZAGENS DOS DISCENTES E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIÁVEIS DE SEREM REALIZADAS PARA A EFETIVAÇÃO DA EDH. A EDH DEVE SER DESENVOLVIDA DE MODO INTEGRAL, A FIM DE QUE POSSA CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, RESPEITOSA E SOLIDÁRIA.