O PRESENTE ENSAIO É UM ESTUDO PILOTO DE CARACTERÍSTICA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, PROCUROU IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS E NECESSIDADES QUE SÃO VIVENCIADAS PELA FAMÍLIA NO ENSINO REMOTO DE ESCOLARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A ESCOLA FOI UMA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES A REALIZAR A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, VISTO A NECESSIDADE DE CONFINAMENTO E ISOLAMENTO SOCIAL, MEDIDAS DE CRUCIAL RELEVÂNCIA PARA MINIMIZAR A CONTAMINAÇÃO EM MASSA DA COVID-19. NESTE SENTIDO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES FORAM IMPOSTAS A REPENSAR NOVAS DINÂMICAS E PROCESSOS PARA DAR CONTINUIDADE AS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, 08 FAMILIARES DE ESCOLARES DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE EXPRESSARAM OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DOS SEUS FILHOS. MUITO EMBORA SEJA UM ESTUDO PRELIMINAR, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS DESAFIOS PERCEBIDOS PELOS FAMILIARES, DESTACAM-SE A DIFICULDADE DE GERENCIAR O TEMPO DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DE SEUS FILHOS E AS ATIVIDADES PROFISSIONAIS E LABORAIS, UM AUMENTO DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE ENTRE OS MEMBROS FAMILIARES, TENDO EM VISTA A SOBRECARGA DE TRABALHO, BEM COMO A VIVÊNCIA DE MEDOS E INSEGURANÇA SOBRE O ADOECIMENTO DA COVID-19, SENDO EVIDENCIADOS ENTORNOS SOCIAIS E EMOCIONAIS DECORRENTES DA PANDEMIA.